Logo
Imprimir esta página

Atuação do sprinkler na proteção e combate a incêndios

Sistema de combate a incêndio em grandes edificações são obrigatórios e indispensáveis para diminuir o risco de grandes incêndios

A Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk) tem como objetivo básico fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética. De acordo com a associação, há muitas instalações inadequadas no país, como utilização de produtos sem certificação, para citar um exemplo, que não fornecem a proteção adequada contra incêndios.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR 16400:2018, define o chuveiro automático, ou sprinkler, como “dispositivo para supressão ou controle de incêndios que funciona automaticamente quando seu elemento termossensível é aquecido à sua temperatura de operação ou acima dela, permitindo que a água seja descarregada sobre uma área específica”. Ou seja, esse elemento atua de forma ativa e autônoma, inibindo e suprimindo as chamas, até que o Corpo de Bombeiros atue no que poderia ser um princípio de um grande incêndio.

Em grandes edificações, a instalação de sprinklers é obrigatória e indispensável para diminuir o risco de grandes incêndios. Para isso, o Corpo de Bombeiros é encarregado de emitir um documento certificando que, durante a vistoria, a edificação estava em conformidade quanto à segurança contra incêndio. No Brasil, o documento que aprova as medidas de proteção contra incêndios é emitido pelo Corpo de Bombeiros, atestando que o local foi vistoriado e está em conformidade quanto à segurança. Contudo, caso haja inadequações, o Corpo de Bombeiros tem o dever de fiscalizar, orientar, apontar as irregularidades e realizar nova vistoria.

“É comum as empresas investirem no sistema de combate a incêndio, apresentarem excelentes projetos, uma boa instalação, e conseguirem a licença para uso e ocupação da edificação. Depois disso, elas costumam deixar de realizar as inspeções e manutenções adequadas, como garantir que todas as válvulas estejam trancadas na posição aberta, garantir que não haja acúmulo de material combustível na casa de bombas, colocar para funcionar o sistema de bombeamento uma vez por semana, garantir que o reservatório de água esteja sempre cheio e inspecionar se há vazamentos na rede de tubulações, válvulas e sprinklers expondo a população da edificação em risco”, ressalta José Carlos Paiva, gerente executivo da ABSpk.

Para Felipe Melo, a elaboração de projetos de prevenção de incêndios com sprinklers precisa ser a peça-chave e um aliado importante em todo tipo de construção. Afinal, a instalação desses sistemas apresentam um investimento baixo se comparado com a proteção eficaz que oferece.

“O aprendizado que ficou diante de tantas tragédias deixa claro que é preciso fomentar o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios”, destaca Felipe Melo, presidente da ABSpk.

Sobre a ABSpk

A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto