Brasil,

Orientações para se exercitar na quarentena

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maíra Passos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

AlongamentoEmCasa_Crédito_Pixabay AlongamentoEmCasa_Crédito_Pixabay

Atividade física ajuda a aumentar a imunidade e combater o estresse. Confira dicas de profissionais de educação física para adultos e crianças

Durante esta pandemia do novo coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda evitar sair de casa para controlar a proliferação da doença. Com o mundo em quarentena, profissionais de saúde alertam para a importância de se mexer, mesmo em casa, pois a atividade física ajuda a aumentar a imunidade e combater o estresse. Segundo o professor e coordenador do núcleo de pós-graduação em Educação Física da Faculdade IDE, Raphael Ritti, a recomendação para a população geral envolve, por semana, pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia com intensidade moderada e mais duas sessões de exercícios de força.

Com o cenário atual, quando as academias de ginásticas, ginásios esportivos e outros espaços públicos estão fechado, “a preocupação é que as pessoas fiquem inativas”, diz o professor de Educação Física. Mas há grupo de pessoas que devem evitar fazer exercícios por conta própria? De acordo com Raphael Ritti, todos devem fazer atividade física. “Obviamente que indivíduos idosos e com comorbidades se beneficiariam da instrução e supervisão de profissionais de Educação Física, mesmo que seja de forma online. Porém, em não havendo essa possibilidade, esses grupos devem buscar manter uma rotina de atividade física similar ao que tinham antes da quarentena”, recomenda.

Quem tem oportunidade de acesso à internet, o professor lembra que a realização de atividades físicas sob supervisão de um profissional de Educação Física online é permitida. “E quem tem possibilidade de contratar um personal trainer – preferencialmente virtual, neste momento –, poderá ter melhores resultados e maior variedade de exercícios, deixando as atividades mais efetivas e motivantes”, explica. Inclusive, algumas academias já contam com aplicativos para realização de exercícios à distância e há iniciativas públicas também, como a prefeitura do Recife lançou um app de exercícios, devido ao fechamento temporário nas atividades da Academia da Cidade.

Ao acompanhar instruções de exercícios online, importante que essa prescrição seja de profissionais de Educação Física capacitados e não consumir qualquer conteúdo de atividade física por pessoas não especialidades na área. Entre as dicas, é se mexer dentro do seu limite, sem sobrecarregar o corpo. “Dentro de casa, é possível fazer caminhadas, subir escadas, sentar e levantar, por exemplo. Vale lembrar que a faxina de casa, também é uma forma de atividade física”, conta o professor e coordenador do núcleo de educação física da Faculdade IDE, Raphael Ritti.

CRIANÇAS – Crianças também devem se movimentar durante este período de quarenta. Assim como os adultos, este momento mais em casa pode ser favorável para passar mais horas “maratonando”, sem sair do sofá. Para a professora da pós-graduação em Ensino do Balé Clássico, da Faculdade IDE, Viviane Moraes, profissional de educação física, professora de dança e mestre em saúde da criança e do adolescente, uma sugestão é estimular com as crianças qualidades artísticas. “No caso do movimento corporal, estimular sempre as brincadeiras, de modo que elas se movam de uma forma mais natural”, sugere.

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhadas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Belém. Mais informações (81) 3465.0002, 0800 081 3256 e www.faculdadeide.edu.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar