Brasil,

Qualificação de fornecedores: uma ferramenta de qualidade

As ferramentas de qualidade proporcionam aos gestores diversas possibilidades de se avaliar as causas de não conformidades de produtos e processos e, também, são fundamentais na tomada de decisão para as tomadas de ações corretivas. Kaoru Ishikawa é o responsável pela implementação e por difundir as sete ferramentas da qualidade, que segundo Melman e Chatalov (2017, p. 5), "são ferramentas para análise e determinação de parâmetros a serem utilizados para a obtenção de produtos e serviços cada dia mais confiáveis e com maior índice de qualidade". Tendo como base essa definição, fica claro que o processo de qualificação de fornecedores é uma nova ferramenta de qualidade, pois de maneira preventiva, auxilia as empresas na melhoria contínua de seus processos, tendo como pilar a qualidade das matérias primas adquiridas.

Tratando-se dos fornecedores de matéria-prima, Brito et al. (2016, p. 105) explicitam que conhecê-los adequadamente auxilia a empresa em seus planejamentos, acarretando em resultados melhores para indústria, além de fazer parte da estratégia de gestão. O impacto sobre decisões erradas ou protocolos não seguidos pode gerar a uma perda de credibilidade junto ao cliente através de fornecimentos de produtos fora das especificações garantidas. Tendo em vista sua importância dentro de uma organização, o processo de qualificação pode ser encarado como uma ferramenta de qualidade, pois permite ao cliente criar metodologias de avaliação que permitem avaliar, reavaliar e tomar ações quando os requisitos exigidos não atendem aos parâmetros estabelecidos.

Qualificar fornecedores requer conhecimentos de conceitos, legislações, das necessidades da própria empresa e principalmente dos anseios do cliente final, e para a nutrição animal não é diferente, tanto que a Instrução Normativa nº 04 deixa explícito que as empresas que fabricam alimentos para a nutrição animal "devem especificar os critérios utilizados e os procedimentos adotados para a qualificação de fornecedores". (2007, p.8). Não basta apenas ter um bom relacionamento com seu fornecedor, também se faz necessário periodicamente auditar estes.

Desta forma, pode-se concluir que o processo de qualificação de fornecedores pode sim ser uma ferramenta de qualidade, e como tal, deve ser utilizada de forma a garantir a inocuidade dos produtos adquiridos. Não existe uma fórmula padrão de se homologar fornecedor, o que existe neste caso é a empresa implementar um método eficiente e eficaz que atenda suas necessidades e as expectativas dos seus clientes.

* Alesandro José Pereira - Coord. de Garantia da Qualidade - Quimtia Brasil

Quimtia Brasil

A Quimtia Brasil é especializada na produção de insumos direcionados para o setor de nutrição animal. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa possui um amplo portfólio de produtos, serviços e conhecimentos em diversos mercados na América Latina (Brasil, Argentina, Peru e Colômbia) e na Ásia (China). Possui duas centrais de produção: uma de pré-mistura e outra de rações para animais de laboratório. Além de dois centros de distribuição com a mais completa infraestrutura logística. Para garantir a qualidade de seus produtos e satisfação dos clientes, conta com laboratório de análises bromatológicas junto ao processo de produção e oferece ainda um gama de serviços adicionais: assistência técnica no campo, os serviços de nutrição e as análises de matérias primas, entre outros.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS