Brasil,

Consórcio Cerrado das Águas relembra a importância da preservação das bacias hidrográficas em Minas Gerais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Nobre
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Projeto piloto em Patrocínio (MG) liderado por produtores traz segurança hídrica para 100 mil habitantes no maior município produtor de café do Brasil

Em 1993, a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o dia 22 de março como data oficial para comemoração do Dia Mundial da Água, como reconhecimento ao patrimônio vital da humanidade. A data, por sua vez, vai além do homenagem à este recurso ambiental e deve resgatar atitudes que precisam ser tomadas durante todos os dias do ano.

Apesar do arcabouço legal, técnico e social que amparam o uso da água em todos os países, o processo de educação sobre o uso d’água nos diversos setores da economia ainda é incipiente. O setor mais próximo deste recurso é, sem dúvida, o agropecuário. Os impactos negativos de um manejo inadequado ou de ações imprudentes nas nascentes dos rios, mananciais, lagos e córregos podem ser percebidos em um curto espaço de tempo. Na região do Cerrado Mineiro, por exemplo, foi declarado estado de escassez hídrica por sete vezes nos últimos dez anos.

A gestão eficiente dos recursos hídricos na região de Minas Gerais é uma das frentes que motivou a criação do Consórcio Cerrado das Águas, organização pioneira especializada no desenvolvimento de soluções customizadas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em bacias hidrográficas. A área de atuação do Consórcio cobre o Cerrado Mineiro como um todo, mas a bacia do Córrego Feio em Patrocínio (MG), foi eleita como piloto para o seu Programa de Investimento no Produtor Consciente, em função de ser a única fonte de água dos 100 mil habitantes do município e dos mais de 4.600 hectares de lavoura de café.

Até a chegada do time do Consórcio, Patrocínio não tinha estações para o monitoramento da vazão do córrego ou do volume utilizado pelos seus diversos públicos. O Programa de Investimento no Produtor Consciente instalou estações de monitoramento de quantidade e qualidade da água e promoveu a capacitação e assistência técnica aos produtores da bacia sobre as melhores práticas de gestão do solo. Além disso, um time de especialistas desenvolveu e implementou Projetos Individuais de Propriedade com cada um dos produtores para a restauração orgânica de vegetação nativa que irá aumentar a infiltração da água no solo, proteger as nascentes e evitar o assoreamento dos rios.

De acordo com Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do Consórcio Cerrado das Águas, o envolvimento dos produtores foi fundamental para o sucesso da implementação: "Os produtores entendem a importância da água e colaboraram com tempo e recursos para que o Programa alcançasse quase 50% da área adjacente à bacia. Atuamos com o diagnóstico, investimento e todo o apoio necessário aos produtores para que eles possam ter impactos ambientais e socioeconômicos positivos. O Consórcio dispõe das melhores tecnologias e trabalha para colaborar de forma efetiva com o Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA) e para promover uma agricultura responsável. Apenas com informação e melhores práticas podemos oferecer segurança climática na bacia", explica.

Abaixo, alguns dos resultados do projeto até o momento:

- estações de monitoramento: foram instaladas três estações de monitoramento de quantidade, com parâmetros como fluxo e precipitação; e cinco estações de monitoramento da qualidade;

- relatório trimestral: são realizadas avaliações comparativas trimestrais das mudanças na vazão e nos indicadores de qualidade e feitas análises para entender o comportamento da qualidade e das curvas de duração do fluxo;

- relatório mensal: o consórcio oferece acompanhamento em tempo real de parâmetros pluviométricos e fluviométricos. Mensalmente, nosso time oferece, ainda, relatórios com comparativos de todas as estações de monitoramento da vazão da bacia e suas alterações pluviométricas;

Outros números:

- desenvolvimento de 43 Projetos Individuais de Propriedade;

- 130 visitas aos produtores e mais de 100 intervenções recomendadas;

- implementação das intervenções em 36 propriedades nos primeiros 6 meses;

- primeira restauração 100% orgânica no país, mais de 166 hectares restaurados e utilização de 70 espécies nativas;

Sobre o Consórcio Cerrado das Águas

Criado em 2015, em Patrocínio - MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo conscientizar produtores da região sobre a importância de seus ativos ambientais por meio do diagnóstico e investimento nos mesmos, garantindo sua preservação a longo prazo.

Em 2019, o projeto piloto recebeu do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) o valor de US$400 mil para implementar o programa que irá promover, inicialmente, o investimento e a proteção dos ecossistemas naturais encontrados em mais de 100 propriedades ao longo da bacia do Córrego Feio. A quantia é o maior subsídio já concedido pelo CEPF, que conta com exigentes doadores como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), União Europeia, Fundo Mundial para o Ambiente (GEF), Governo do Japão e Banco Mundial.

Atualmente, o projeto conta com membros como a CEPF, Nescafé, Lavazza, Nespresso, IUCN, Expocaccer, CerVivo e Conservação Internacional e, ainda com o apoio de parceiros de articulação social como a Cooxupé,Imaflora e parceiros contratados como a Emater (manejo climático) e GH2O (manejo hídrico e monitoramento).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar