Brasil,

Qual o melhor calçado para o meu dia a dia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Link Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por: Daniel Baumfeld - Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo. Mestre e Doutor em Ortopedia. Professor Adjunto na UFMG.

É bastante comum as pessoas se perguntarem sobre como escolher o calçado ideal, no intuito de que sejam confortáveis e possam prevenir doenças nos pés. Dentro dessas dúvidas temos várias questões que devem ser analisadas:

Esse calçado é para esporte ou trabalho?
Tenho ou não tenho diabetes?
Fico mais de 8h com este calçado todos os dias?

Nem sempre a resposta é direta e objetiva, mas algumas dicas podem ajudar a tomar a melhor decisão.

Para pessoas diabéticas ou com pés insensíveis:

Dê preferência aos calçados que não possuam costuras internas, tenham a parte da frente mais alta e mais larga (câmara anterior alta e larga), com o solado rígido (não dobrem facilmente) ou que permitam a inserção de palmilhas de contato total (que apresentem distribuição de peso uniforme na planta destes pés).

Para corredores:

Dê preferência aos calçados que proporcionem o conforto. Não devemos escolher o tênis pensando somente na marca ou desejo. Temos um alinhamento fisiológico dos nossos tornozelos e pés e estamos adaptados a essa condição. Modificar a normalidade, quando não temos dor ou desconforto, pode desencadear atritos e tendinites.

Nossa escolha não deve se basear no alinhamento (pronado, neutro ou supinado) a não ser que apresentemos dor, deformidade, calosidades ou dificuldade para praticar esportes!

Posso usar salto alto ou sapato social todos os dias?

Nossos pés se adaptam àquilo ao que nós os submetemos. Se possível utilize os “calçados não ideais” (scarpin, saltos finos, de bico estreito), por um período curto do dia (menos de 3h contínuas). A dica para as mulheres é ter dois calçados, um na bolsa e o outro nos pés. Usar os calçados de desejo, quando precisar ficar elegante e em momentos especiais, e os mais protetores e confortáveis quando não estiver nestes momentos.

A dica para os homens é seguir o conforto. Sapatos com solado pouco flexível e com palmilhas confortáveis. Dessa forma os pés terão melhor adaptação durante o dia. A escolha das meias também é importante. Evite meias grossas, que não permitam a transpiração dos pés. É orientado usar médias que mesclem tecido sintético e algodão, que dissipem calor e evitem atritos.

Na dúvida, procure seu ortopedista de confiança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar