Brasil,

Covid 19: Instituto Jô Clemente lança guia com orientações sobre os padrões de desenvolvimento das crianças

Material pode ser usado para pais estimularem o desenvolvimento dos filhos em casa, principalmente durante a quarentena por conta do coronavírus

Em razão das medidas de isolamento social, adotadas por conta da pandemia do coronavírus, o Serviço de Estimulação e Habilitação do Instituto Jô Clemente, antiga APAE DE SÃO PAULO, lança esta semana um guia para orientar pais e mães sobre como estimular em casa crianças de 0 a 6 anos, período da primeira infância em que é necessário estar atento aos sinais de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

O material, cujo download pode ser feito no link http://bit.ly/estimular-seu-filho-em-casa, apresenta atividades e orientações diferentes para cada período da primeira infância e foi feito por equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. "Nosso objetivo é que mesmo durante o período de quarentena ou em épocas como férias escolares, por exemplo, os pais possam observar e estimular o desenvolvimento dos filhos, até para saberem identificar qualquer sinal de atraso e saibam quando é necessário procurar auxílio especializado, explica Kelly Carvalho Freitas, supervisora do Serviço de Estimulação e Habilitação do Instituto Jô Clemente. "Além disso, é importante que, tendo ou não um sinal de atraso no desenvolvimento, a criança possa ser autônoma. O guia também tem o objetivo de estimular a independência das crianças, pois há várias propostas de exercícios que auxiliam na autonomia, tanto de quem tem algum sinal de atraso quanto daqueles que não apresentam dificuldades significativas", comenta.

O guia traz orientações sobre os padrões de desenvolvimento que devem ser observados no crescimento das crianças, para que os pais fiquem atentos a qualquer alteração e aprendam como promover dinâmicas que potencializem o aprendizado do filho. "Produzimos um guia que pode ser usado para observar e estimular todas as crianças, independentemente de terem ou não algum tipo de atraso no desenvolvimento. Qualquer criança deve ser estimulada ao máximo e é muito importante realizar qualquer intervenção precocemente, para diminuir o risco de aparecimento de algum transtorno do neurodesenvolvimento, como a deficiência intelectual", finaliza Kelly.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000, pelo site www.ijc.org.br.

Sobre o Instituto Jô Clemente

O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 58 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente é o maior do Brasil em número de exames realizados. Por meio do CEPI - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::