Brasil,

Closer to Zero: multinacional Inglesa lança no Brasil o primeiro programa para apoiar a redução de lesões por pressão

Segundo relatório da ANVISA, lesão por pressão é o terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos serviços de saúde do país

Primeiro e único no Brasil, o Closer to Zero é um programa que consiste em uma Certificação em Práticas Clínicas Seguras na Prevenção de Lesão por Pressão e tem como meta, a longo prazo, minimizar sua ocorrência, chegando à incidência muito próxima de zero. Foi idealizado pela multinacional inglesa Smith+Nephew (S+N) e desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), ente voltado para atividades de diagnóstico e acreditação de organizações e Programas de Saúde, responsável pela avaliação e emissão da Certificação.

O projeto ambicionado há anos pela S+N é fundamentado em padrões de excelência com medidas preventivas para o não desenvolvimento de Lesão por Pressão (LP): “Reduzir a incidência de lesão por pressão depende de ações coletivas, atitudes individuais e mudança cultural. O Programa Closer to Zero tem esse desafio a frente.” comenta Elaine Costa, Gerente de Marketing AWM Brasil.

As lesões por pressão são caracterizadas por atingirem o tecido cutâneo e subcutâneo, envolvendo assim os músculos e até mesmo ossos e articulações. São comuns em pacientes que passam longos períodos acamados e privados de movimentos, levando a destruição parcial ou total dos tecidos. Com o Programa Closer to Zero e com as novas tecnologias usadas, tem-se a contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, redução de despesas e credibilidade às instituições certificadas.

“A prevenção é necessária, a gente observa muitas vezes que você trata o paciente e ainda lhe resta uma lesão por pressão. Isso aumenta o tempo de permanência, custos e o desgaste do mesmo e de toda a família. Nós temos um protocolo, avaliação de risco, mas a formatação do Closer to Zero vai seguramente oferecer uma melhoria muito grande na abordagem dessa lesão. É importante também, destacar o protagonismo da Smith+Nephew, sempre na liderança dos processos para a evolução da qualidade no atendimento dos pacientes”, relata o Dr. Flavio Nadruz Novaes, Cirurgião Chefe do Centro de Queimados da Santa Casa de Campinas.

A cada ano, mais de 2,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos desenvolvem Lesão por Pressão (LP)***. No Brasil, um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)* mostra que, dos mais de 134.501 incidentes notificados, 23.722 (17,6%) corresponderam às lesões por pressão, no período de 2014 a 2017. Os dados revelam ainda que a lesão por pressão é o terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde do país. Quanto aos óbitos notificados ao SNVS (766), no mesmo período, 34 pacientes foram a óbito devido à lesão por pressão.

Além disso, as LP’s podem ocasionar um expressivo aumento da utilização dos cuidados de saúde, o que prolonga o período de internação, podendo gerar custos elevados à instituição e aumento da carga de trabalho da equipe. Só nos EUA os custos estimados anualmente são de 11 bilhões de dólares**.

Para saber mais:

Smith +Nephew: https://www.smith-nephew.com/about-us/who-we-are/

IBES: http://www.ibes.med.br/

MAGEM EM DESTAQUE (LInk abaixo em alta resolução) : Assinatura do contrato de parceria entre o IBES e S+N Guilherme Costa – Diretor Geral Brasil & Head Sport Med America Latina e Vivian Giudice – Diretora Negócios e Mercado - IBES
Crédito: Divulgação

Fontes bibliográficas:

* https://www.ccih.med.br/anvisa-lanca-nota-tecnica-sobre-lesao-por-pressao/

** https://proqualis.net/indicadores/incid%C3%AAncia-de-%C3%BAlcera-por-press%C3%A3o-upp

*** 1. European Pressure Ulcer Advisory Panel and National Pressure Ulcer Advisory Panel PPPIA.

Prevention and Treatment of Pressure Ulcers: Quick Reference Guide. Clinical Practice

Guideline. 2014. 1-75p

2. D. Berlowitz, Bedford, Lukas CV, Parker V, Niederhauser A, Silver J, et al. Preventing pressure ulcer in hospitals a tool kit for improving quality of care, pressure injury prevention and management clinical guideline. Agency Healthc Res Quaity. 2013;(in Western Australia).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS