Brasil,

Dia Mundial da Água: por que o tema é importante para a igualdade de oportunidades para as meninas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Leal
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A falta de acesso à água tratada em casa afeta diretamente meninas e mulheres. A Plan International Brasil tem projetos para levar água a comunidades e conscientizar sobre o meio ambiente e o uso sustentável de recursos

No mundo todo, se uma casa não tem acesso à água encanada, há 80% de chances de uma menina ou uma mulher ser responsável pela tarefa de buscá-la em um rio, açude, poço artesiano. No Brasil, quase 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada em casa, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Na prática, a tradução desses números para o cotidiano tem impacto profundo, com consequências muito negativas para toda a sociedade.

A Plan International Brasil está preocupada com o desenvolvimento das meninas e com a influência que o acesso à água tem em suas vidas. Uma das iniciativas nesse sentido é o projeto Água, Saúde e Vida, que promove a melhoria da qualidade de vida de famílias por meio do fornecimento de água potável para comunidades no Maranhão, em especial na região de Codó. Essas comunidades eram frequentemente afetadas por doenças transmitidas pela água contaminada. A Plan está promovendo uma campanha on-line com o tema “O acesso à água torna a vida das meninas mais saudável e segura” para despertar a atenção das pessoas para o tema.

Outro projeto que segue a temática ambiental é o recém-lançado Ilha do Futuro, que tem o objetivo de contribuir para a transformação social de comunidades semiurbanas em São Luís, no Maranhão. As atividades terão como base temas como prevenção de desastres, estímulo e promoção de atitudes sustentáveis, preservação do meio ambiente, mitigação dos riscos e danos ambientais em todas as suas áreas de intervenções. O Ilha do Futuro será realizado em parceria com a Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, por meio do Departamento de Educação Ambiental, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Greenpeace.

O tamanho do problema

Quando a casa não tem acesso à água, a rotina de meninas e mulheres é mais afetada tanto para a coleta da água em si quanto com os cuidados quando alguém da família adoece. O impacto no tempo produtivo delas é 10% maior que o dos homens, segundo o estudo O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira, coordenado pelo Instituto Trata Brasil. A pesquisa aponta que a falta de acesso à água aprofunda as desigualdades sociais. Ter água e esgoto em casa tiraria imediatamente 635 mil mulheres da pobreza, a maior parte delas negras e jovens.

A pesquisa destaca ainda a relação entre acesso à água e ao saneamento básico e o desempenho escolar das meninas. Meninas sem acesso a banheiro tiram notas menores, com 46 pontos a menos que a média na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo. Elas também apresentam mais atraso escolar e menos perspectivas de trabalho, já que a nota do Enem é usada para o ingresso em universidades públicas e privadas. Entre as cerca de 1,5 milhão de mulheres sem banheiro em casa, a renda média é 73,5% menor que a média das mulheres trabalhadoras que têm banheiro onde vivem.

“Os números nos mostram objetivamente como a questão da água é também uma discussão de gênero. Meninas e mulheres são mais impactadas. Ao buscar água ou ao usar espaços públicos como banheiro, o risco de assédio e violências físicas e sexuais aumenta”, afirma Cynthia Betti, diretora-executiva da Plan International Brasil.

Lidar com o período menstrual sem acesso à água em casa e a banheiros também é muito mais complicado, o que aumenta o afastamento das meninas da escola durante a menstruação e provoca faltas das mulheres no trabalho.

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação vulnerável. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Construímos parcerias poderosas há mais de 80 anos e que se encontram hoje ativas em mais de 70 países.

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil recebeu em 2019 a certificação A+ no Selo Doar de Transparência. Mais informações: www.plan.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar