Brasil,

Coronavírus, o desafio da logística e o impacto nas cadeias logísticas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valeria Bursztein
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A chegada de um novo vírus é sempre um alerta, não só para a saúde pública, mas também para a economia em geral. Com a constatação da pandemia, os países mais afetados tomaram severas medidas, como fechamento de portos e aeroportos, bloqueio de importação e exportação, restrições para viagens, entre outras recomendações, o que gera um efeito em dominó nas cadeias de produção e distribuição. Da mesma forma, o combate a doenças e a agilidade para o monitoramento dependem também de um racional logístico bem estruturado que, em momentos de crises, trabalhe para diminuir prejuízos a pessoas e empresas.

Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comentou que o ministério atua na continuidade da prestação de serviços, da preservação da saúde do trabalhador e do serviços aos consumidores finais. "A logística, neste esforço de guerra, é fundamental para ganharmos este combate. Medidas estão sendo tomadas para preservar as empresas e, obviamente, os consumidores".

Representando as empresas de logística que operam no país, o diretor presidente da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos) , Carlos Cesar Meireles Vieira Filho, acredita que a intervenção assertiva e criteriosa dos operadores logísticos em situações de estrangulamento das cadeias de distribuição pode ser a diferença entre a normalidade e o desabastecimento. "A expertise dos operadores logísticos é justamente manter a dinâmica de produção e abastecimento, utilizando tecnologia e todos os modais de transporte disponíveis", diz.

O mercado dos operadores logísticos, hoje, está estimado em 270 empresas, com faturamento na casa dos R$ 81 bilhões, geração de emprego de cerca de 1,4 brasileiros engajada direta ou indiretamente e arrecadação em torno de R$ 23 bilhões.

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho pode falar sobre o cenário atual e os desafios a serem vencidos no que se refere à logística de abastecimento, cadeias de distribuição e transportes de cargas.

Sobre a ABOL

A Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) é uma entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de formalizar, reconhecer, regulamentar e consolidar a figura do Operador Logístico no Brasil. Criada em 2012, é hoje responsável por reunir empresas e players do setor para fortalecer a imagem institucional do Operador Logístico em todas as suas esferas de atuação e elaborar projetos e estudos sobre os cenários de passado, presente e futuro do Operador Logístico. Atualmente, a associação é composta por 33 operadores logísticos, que atuam nas mais diversas cadeias de distribuição de carga nacionais e internacionais. A associação promove o amplo conhecimento para a cadeia de Logística e Supply Chain por meio de eventos, roadshows, diálogo com stakeholders públicos e privados, entre diversas outras atividades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar