Logo
Imprimir esta página

Como o Feng Shui pode contribuir em tempos de coronavírus

Por * Dr. Luiz Carlos Sampaio

Feng (风 no ideograma simplificado ou 風 no tradicional) significa Vento e Shui (水) Água. Vento e Água - elementos importantes da nossa natureza cuja característica principal é o fluir. Enquanto ciência, o Feng Shui teve suas origens na China – assim como a Acupuntura - há mais de 4.000 anos, como o estudo dos lugares mais adequados para uma determinada construção e das características desta para o bem-estar e a saúde de todos.

Feng Shui, portanto, não tem nada de místico, implica num conhecimento profundo de geografia, arquitetura e decoração. Feng Shui é o estudo do macro e micro ambiente para o benefício da saúde humana. Em termos mais simples, onde e como devemos construir nossa casa para que ela seja fonte de saúde e bem-estar.

O primeiro ponto a ser estudado é a posição do Sol, o segundo as características do vento e terceiro os cursos de água. Em Medicina Chinesa existem várias doenças associadas ao Vento, tais como resfriado, gripe, sarampo, rubéola, catapora, herpes simples e Zoster, malária, febre amarela, Zika e agora a pneumopatia por coronavírus. Neste caso, quando a doença se espalha numa velocidade rápida, esse fator patogênico é denominado Fator Epidêmico.

Estamos vivendo um momento sui generis de nossa história moderna, vários países assolados pelo Covid-19 estão tendo que adotar medidas dramáticas, como confinamento doméstico das pessoas. A adoção do afastamento social urbano compulsório ou recomendado tem como finalidade evitar o contagio interpessoal.

E se vamos ter que ficar em casa, devemos olhar, em muitos casos pela primeira vez, como é nossa casa, nosso microcosmo inserido dentro do macrocosmo de nossa cidade.

Num primeiro olhar, percebemos que estamos vivendo num adensamento populacional intenso, onde convivem várias famílias com uma média de 2,5 pessoas por família. Nosso primeiro problema: a insolação de nosso ambiente doméstico. Orientadas para o alinhamento da rua, as construções deixam de se ajustar ao posicionamento do sol, ficando ou muito quentes ou muito frias, fazendo com que a temperatura interna seja regulada pelos aparelhos de ar condicionado. O ar interno, para ser eficiente, circula num sistema de ambiente fechado passando por filtros que nem sempre recebem o cuidado que merecem.

A esse ar viciado, na Medicina Chinesa chamamos de Vento Perverso, causador de doenças como apontado acima. No período de inverno, nos ambientes mais frios é bastante comum o uso de aquecedores elétricos que consomem a umidade do ar, já escassa no inverno, causando assim várias doenças respiratórias. O Feng Shui aconselha nesses casos que vasilhas com água sejam dispostas pelo ambiente para manter a umidade relativa do ar acima de 60%.

Prestar atenção nas correntes de ar de sua casa e cômodos e ajustar graus de abertura e fechamento de portas e janelas para que o ar circule de modo adequado é fundamental para o convívio em ambientes fechados.

Além desses cuidados a disposição dos móveis também é muito importante. Camas posicionadas em lugares com o chamado “vento encanado” ou próximas de paredes ou pisos com umidade são desaconselhadas. Dormir em ambientes sem circulação de ar, com portas e janelas fechadas, também é nocivo ao sistema respiratório. Banheiros são, por mais higienizados, lugares onde proliferam bactérias oriundas de nossa urina, fezes e corpo, além de serem áreas propensas a acúmulo de umidade. Portanto, dormir com a porta do banheiro aberta, ou entreaberta, nas chamadas suítes, é sinônimo de convidar os inimigos de nossa saúde para invadir nosso organismo.

As refeições em família devem se dar em locais com boa circulação de ar, não bastam os cuidados de higiene no preparo dos alimentos e sua manipulação, o ambiente onde acontecem as refeições também têm que ser higiênicos, e aqui a circulação de ar é fundamental. O mesmo vale para ambientes de lazer, hoje concentrado nas salas de TV. Deve-se evitar que três ou quatro pessoas compartilhem o mesmo ar em um local fechado, ou mesmo arejado por ar condicionado; a ventilação do ambiente com a regulagem de abertura de portas e janelas e importantíssimo para a não difusão de doenças.

Como se pode ver, o Feng Shui pode beneficiar qualquer pessoa que observe seu ambiente doméstico e o adeque para propiciar bem-estar e saúde. Utilize seus fundamentos para combater esse e outros inimigos que afetam nossa saúde.

Finalizo com três dicas simples e práticas, mas que podem fazer toda a diferença no bem-estar doméstico:

- ao chegar em casa, tire seu calçado;

- higienize seus objetos pessoais com álcool 70% pelo menos 1x ao dia;

- separe o vestuário que você usa dentro e fora de casa.

Autor: * Dr. Luiz Carlos Sampaio, médico especialista em Acupunturiatra e Psiquiatria, Diretor de Proteção ao Paciente do CMAeSP (Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto