Logo
Imprimir esta página

Coronavírus: trabalhadores e construtoras criam fórum permanente de informações e orientação

Primeira ação foi desenvolver um cartaz para área externa de obras

O SindusCon-SP (Sindicato da Construção), o Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil do Município de São Paulo) e o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) criaram em 17 de março um fórum permanente de consultas mútuas e orientação para enfrentar conjuntamente a pandemia provocada pelo coronavírus.

A medida foi tomada devido ao agravamento da pandemia ocasionada pelo coronavírus; a decretação de Estado de Emergência pela Prefeitura de São Paulo; a necessidade de ações cada vez mais incisivas por parte do poder público e da sociedade; e o fato de que os canteiros de obras são espaços de trabalho que têm características próprias e requerem toda a atenção.

O fórum será coordenado pelo presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, trocando informações e emitindo novas orientações ao setor. Recomenda-se que as empresas avaliem diariamente e reforcem as medidas já adotadas para preservar a saúde dos trabalhadores.

O fórum avaliará de forma permanente as novas medidas e recomendações das autoridades a serem anunciadas nos próximos dias, comunicando-as aos seus associados e contribuintes. As empresas individualmente deverão estudar o andamento de suas obras e contratos, em face dos impactos da crise sobre a saúde pessoal, a saúde pública e reflexos na economia.

O fórum receberá das construtoras e enviará ao poder público propostas de medidas a serem implementadas para mitigar os efeitos da crise, levando em conta as particularidades da construção. Ele irá acompanhar e estudar a proposição e a implementação de medidas que poderão ser negociadas com os trabalhadores, como férias, flexibilização do banco de horas, redução ou escalonamento de jornada.

Também criará um canal de comunicação para receber das construtoras estas propostas e informações sobre casos comprovados de infecção pelo coronavírus.

Para acessar o comunicado oficial clique aqui

Cartaz informativo

Uma das primeiras ações dos integrantes do fórum foi desenvolver um cartaz para a área externa das obras intitulado: Aqui Cuidamos da Saúde! Para acessar o material, clique aqui

Os dados do informativo estão abaixo:

AQUI CUIDAMOS DA SAÚDE!

Esta obra segue rigorosamente as recomendações para evitar a contaminação pelo coronavírus:

Medição de temperatura do trabalhador antes da entrada;

Estímulo à higienização frequente das mãos e dos Equipamentos de Proteção Individual;

Medidas para evitar aglomerações em trajetos e nas refeições;

Redução do número de pessoas nos elevadores;

Limitação das atividades e do pessoal ao mínimo indispensável para o andamento da obra;

Orientações sobre o que o trabalhador deve fazer quando tiver os sintomas da doença.

Estas e outras medidas preservam a saúde dos nossos colaboradores e familiares, a saúde pública e a atividade da construção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto