Brasil,

Cinco dicas para uma vida emocional plena

*Por Dra. Silvia Queiroz

Ter uma vida emocional bem gerida e estável é algo muito mais importante do que se imagina. Nós, brasileiros, ainda temos um longo caminho a percorrer no que diz respeito à disseminação desta verdade. De modo geral, nós damos muita importância à saúde física (quando damos!) e nos esquecemos que nosso organismo precisa estar em completo bem-estar, incluindo o mental, para que possamos viver vidas plenas e saudáveis.

Mas, num mundo tão atribulado em que cada vez mais somos exigidos e num momento crucial de readaptação ao progresso tecnológico, como manter a saúde emocional? Como ter equilíbrio psíquico para lidar com estes e outros desafios impostos pela contemporaneidade?

Bem, em primeiro lugar precisamos entender que a nossa vida emocional começa no nosso cérebro e não no nosso peito. É isso mesmo! Embora nossos sentimentos mexam com o ar de nossos pulmões e façam nosso coração bater mais forte, tudo começa na cabeça, em nossa mente.

Quem nunca se flagrou viajando numa cadência de pensamentos ruins que fizeram o coração das umas palpitadas a mais? Ou, quem nunca precisou ter uma boa conversa consigo mesmo/a para mandar uma “neura” embora?

Pois é. Nossos pensamentos são determinantes e importantes na nossa vida emocional. Quem sofre de ansiedade e com depressão, sabe exatamente o que eu estou dizendo. Pessoas com transtornos emocionais precisam aprender a dominar os pensamentos intrusivos que tantas vezes parecem piorar aquilo que sentem. Assim, minha primeira dica é: Manda esse pensamento do tipo “inquilino indesejado” embora!! Não alimente ideias catastróficas e procure se convencer do quão inadequados eles são, mostrando para você mesmo/a os fatos. Observe a realidade e não as conjecturas que o “inquilino indesejado” te propõe.

Também procure ter atitudes positivas com relação a você mesmo/a. Ninguém é perfeito, isso é fato! Uns são mais bonitos, outros mais inteligentes e alguns mais criativos. Mas, todos nós somos seres fascinastes com um potencial muito maior do que somos capazes de acreditar. Ao longo de minha carreira, escutando pessoas e também estudando a história biográfica de tantas outras, pude observar que as pessoas bem-sucedidas em determinadas áreas do saber, da ciência, das artes, enfim, pessoas que se destacaram em suas vidas, todas eram pessoas normais como eu e você. Pessoas que tinham certos talentos específicos e que nem todos têm. Pessoas talentosas em determinadas áreas e ordinárias em outras.

Digo isso, porque quero que você descubra seu potencial, aquilo que você faz de forma extraordinária. Todos somos muito bons em algumas coisas. Mas, nem todos reconhecem isso. Exercite confiar e acreditar que você é capaz. Verá que sua vida emocional vai mudar!!

Procure ser uma pessoa planejada e ordeira. Quando nos preocupamos em manter nossa vida em ordem e sentimos que temos o controle da situação e que não somo como um barco à deriva, nós nos sentimos muito melhor. É inevitável! Porque quando ajustamos nossa vida, sentimos segurança e conforto. Se, por exemplo, temos o controle sobre nosso orçamento e vamos passear no final de semana no shopping, sentimos muito mais facilidade e até mesmo paz de espírito para realizar uma compra ou não, somente por saber vamos poder pagar pela despesa. Quem não planeja e controla a própria vida, pode sofrer ansiedade, agitação, culpa e, por vezes, desespero.

Outra dica é: seja o mais autônomo e independente possível. Veja bem, não estou falando para sermos pessoas desgarradas de nossas famílias e amigos, maridos e esposas, pais e mães. Nada disso. Precisamos destas relações e estas são uma das grandes alegrias de se viver. Mas, precisamos nos responsabilizar por nossas vidas, principalmente na vida adulta. Existem pessoas que são muito dependentes e aguardam sempre que as respostas e o socorro venham de terceiros. Isso provoca uma sensação de incapacidade constante. É como ser um marinheiro que não sabe administrar o barquinho da vida. É frustrante! Quando olhamos para dentro de nós e procuramos pensar quais soluções podemos dar para nossos problemas ou apenas buscamos as melhores estratégias para alcançar os objetivos que desejamos, nós não apenas exercitamos a criatividade (e, vamos combinar, brasileiro é um povo criativo, hein?) como ainda alimentamos nossa alma, damos sentido a nossa vida. Nos sentimos capazes!

Por último, mas não menos importante, alimente seus sonhos!! Não seja um “frustrado existencial” que vive a vida sempre como se algo importante tivesse faltando. Todo sonho é passível de se tornar realidade. Eu sou prova viva disso! Já realizei grande sonhos e projetos porque pensei em como poderia realizá-los. Planejei minhas ações, tive fé, fiz minha parte e as coisas aconteceram. É por isso que gosto muito de uma frase do grande empresário Jorge Paulo Lemann, que diz: “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Mas, pensar grande te liberta dos detalhes insignificantes. ”. Quando realizamos nossos sonhos, ficamos como crianças animadas e felizes. Recuperamos o vigor para sonhar mais e nos permitimos coisas antes inimaginadas.

Enfim, não posso dizer que exista uma pílula mágica para se viver emocionalmente estável e feliz. Mas, posso afirmar com toda convicção, que plantando as sementes certas em nossa mente, podemos colher frutos magníficos com sabores de plenitude de vida, estabilidade, realizações e felicidade! Conte comigo e até a próxima.

*Silvia Queiroz é Psicóloga Clínica, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Mestre em Teologia, Coach e Analista DISC pela SLAC, Escritora, Palestrante e Membro Toastmasters Internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS