Brasil,

Conheça as principais patologias da construção civil: Entenda como identificá-las e prevenir as suas ocorrências

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Naves Coelho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Trincas; fissuras; porosidade; carbonatação; infiltração; destacamento; rachaduras; gretamento; desbotamento e empolamento são algumas das principais alterações estruturais ou patologias que podem ameaçar ou diminuir o tempo de conservação de edificações da Construção Civil. Com maior recorrência em revestimentos de fachadas, paredes e pisos, estes problemas também podem comprometer a resistência do concreto e causar a corrosão de suas armaduras presentes no interior das edificações.

De acordo com o diretor comercial da empresa de revestimentos inteligentes Ecogranito, Renato Las Casas, no caso dos revestimentos, o surgimento destes defeitos e distúrbios se deve a má escolha dos materiais e também às práticas inadequadas de aplicação dos mesmos. “Caso não haja uma boa escolha dos elementos que irão dar estrutura e suporte a obra, bem como a execução e instalação correta das peças, placas ou insumos que possam constituir o revestimento, é possível que surjam uma série de disfunções nos mais diversos tipos de produtos”, aponta.

Renato ressalta que ainda é provável que apareçam patologias construtivas devido a fatores externos, alguns deles de difícil controle, como, por exemplo, o excesso de umidade. “Conhecido por ser um dos danos mais comuns, e também um dos mais graves, as infiltrações são ocasionadas pela má instalação hidráulica que, consequentemente, leva a vazamentos de água entre as estruturas da obra. Os estragos acarretados por este equívoco podem dar origem a focos de mofo e destruição da pintura de paredes, podendo, também, ocasionar algo mais grave, como a corrosão de estruturas metálicas”, adverte.

No âmbito dos revestimentos, cada tipo pode apresentar uma forma de patologia específica. “Os cerâmicos costumam sofrer com a ocorrência de destacamentos, fissuras, trincas, gretamentos, manchamentos, eflorescências e deterioração de juntas. Já os revestimentos argamassados podem ser atingidos pelas patologias do bolor, vesículas e deslocamentos”, destaca.

Conforme Renato Las Casas, para que tais anomalias sejam evitadas, é preciso que a obra tenha por base um bom planejamento, conte com materiais de confiança e coloque em prática a execução correta de todas as normas de aplicação dos produtos. “Trabalhamos com um material que atende e respeita todos estes princípios e que ainda valoriza uma visão sustentável. O Ecogranito é uma massa acrílica de base aquosa, com a aparência de granito. Sendo adaptável a superfícies planas, curvas ou de formatos irregulares, o produto ainda pode ser aplicado em diversos materiais como o reboco, madeira, gesso, metal, acrílico, vidro, drywall, placas de cimento, cerâmica, dentre outros”, recomenda.

Por fim, Renato lembra que por demandar um preparo específico por parte do aplicador, é possível assegurar que somente um profissional qualificado e informado sobre as propriedades do produto, poderá executar a aplicação do Ecogranito. “Esse fato, por sua vez, garante uma maior durabilidade da obra, a diminuição de gastos e um menor número de manutenções. Outra vantagem do uso de nosso revestimento é a sua composição, que ao ser composta por uma grande quantidade de resina, permite que o produto se torne mais flexível e resistente. A alta maleabilidade de nosso revestimento possibilita maiores movimentações e dilatações, evitando o desenvolvimento de fissuras. Além de todos estes benefícios, o Ecogranito também possui a tecnologia de impermeabilização inteligente e textura que evita a penetração de água e o aparecimento de bolhas e estofamentos na aplicação”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar