Logo
Imprimir esta página

9 entre 10 mulheres são assediadas ou incomodadas por meio de ligações e mensagens de celular no Brasil, aponta Truecaller

Para marcar o Dia da Mulher e conscientizar sobre o tema, empresa lança pesquisa e campanha em vídeo contra o assédio

Segundo estudo, mulheres em áreas metropolitanas são as mais afetadas por chamadas e mensagens com conteúdo sexual ou impróprio

Apesar de tomarem medidas, poucas mulheres relatam os casos às autoridades

27% das chamadas de assédio no País são feitas de dentro de presídios

Nove entre dez brasileiras são assediadas ou incomodadas por meio de ligações telefônicas ou mensagens, sendo que uma a cada oito recebe conteúdo sexual ou impróprio. É o que revela a nova edição do relatório Truecaller Insights, elaborado pelo Truecaller - aplicativo gratuito que permite detectar e bloquear números indesejados - com base em pesquisa realizada em países como Brasil, Colômbia, Índia, Egito e Quênia.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e promover a conscientização sobre o tema, o Truecaller também acaba de lançar uma campanha em vídeo. O material reúne depoimentos reais de mulheres que sofreram com esse tipo de abuso. De acordo com a pesquisa, apenas 8,3% das brasileiras identificam abordagens desse tipo como situações de assédio.

O estudo também indica que esses casos são mais comuns nas regiões metropolitanas. Os Estados mais afetados pelo problema são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. No Brasil, 56% das chamadas de assédio são de origem desconhecida, enquanto 27% são feitas por indivíduos que cumprem pena dentro de presídios. Segundo o estudo, muitos detentos costumam fazer ligações aleatórias quando conseguem acesso a um celular e, ao serem atendidos por mulheres, tentam assediá-las.

Reação ao assédio

Outro aspecto investigado pelo estudo do Truecaller foi a reação das brasileiras nos momentos em que são assediadas, principalmente diante de insinuações com caráter sexual. Segundo a pesquisa, os sentimentos relatados foram: irritação (55%), raiva (46%), medo (14%), ansiedade (13%) e preocupação (9%). Entretanto, apenas seis em cada dez mulheres costumam tomar alguma providência diante do problema.

Entre as mulheres que afirmaram terem tomado alguma medida, 70% bloquearam o número de quem as incomodava, enquanto 53% apenas ignoraram as chamadas e mensagens. Alterar a configuração do telefone para bloquear chamadas desconhecidas foi a opção para 31%. Já 15% pediram ajuda de suas respectivas operadoras. Apenas 6% denunciaram o problema às autoridades.

Cenário internacional

Nos outros países onde o estudo do Truecaller foi realizado, foram identificados os seguintes aspectos:

Chamadas de assédio

. Colômbia: 6 entre 10 mulheres

. Egito: 9 entre 10 mulheres

. Quênia: 9 entre 10 mulheres

. Índia: 8 entre 10 mulheres

Chamadas e mensagens de cunho sexual

. Colômbia: 1 entre 10 mulheres

. Egito: 1 entre 3 mulheres

. Quênia: 1 entre 5 mulheres

. Índia: 1 entre 5 mulheres

Mulheres que identificam a situação como assédio

. Colômbia: 17%

. Egito: 35%

. Quênia: 11%

. Índia: 58%

Origem das chamadas

. Colômbia: 85% desconhecida e 6% conhecida

. Egito: 98% desconhecida e 1% conhecida

. Quênia: 53% desconhecida e 47% feitas por detentos

. Índia: 76% desconhecida e 4% conhecida

Metodologia

Esta pesquisa foi conduzida pelo Truecaller com o apoio da Ipsos na Índia, Brasil, Colômbia, Egito e Quênia. A Ipsos utilizou uma abordagem móvel para coleta de dados e o mesmo questionário foi usado em todas as regiões investigadas. Porém, em países como Brasil, Colômbia e Egito, o questionário foi traduzido para o idioma local com pequenos ajustes de localização.

A pesquisa foi realizada no período de 22 de novembro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020. O tamanho da amostra variou de 1000 a 3324 mulheres para cada mercado na faixa etária de 18 a 40 anos e mulheres nas classes socioeconômicas A, B, C1 e C2.

Todas as entrevistas pessoais não foram escritas e foram localizadas. Algumas entrevistadas receberam uma pequena taxa de gratuidade para cobrir as despesas de viagem e o tempo gasto. Algumas também optaram por permanecer anônimas com o intuito de proteger a sua identidade. Acesse o estudo na íntegra pelo link.

Sobre o Truecaller

As pessoas usam Truecaller para estar à frente do seu tempo. O app ajuda a saber quem está ligando, filtra ligações e mensagens indesejadas e foca no que realmente importa. A empresa oferece um portfólio único de serviços, como um discador com identificador de chamada, detecção de spam, envio de mensagens e muito mais. A missão do Truecaller é construir confiança em qualquer lugar tornando a comunicação segura e eficiente. Com sede em Estocolmo, na Suécia, a empresa foi fundada em 2009 por Alan Mamedi e Nami Zarringhalam. Entre seus investidores estão Sequoia Capital, Atomico e Kleiner Perkins Caufield Byers.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto