Logo
Imprimir esta página

Barenbrug destaca presença feminina nas equipes de campo e liderança

As vantagens da inclusão da mulher e da diversidade de gênero para as empresas são cada vez mais claras. Um estudo realizado pela organização McKinsey & Company sobre diversidade mostrou que em 2014 as empresas no quartil superior para diversidade de gênero em suas equipes executivas eram 15% mais propensas a ter lucratividade acima da média do que as empresas no quartil inferior. No conjunto expandido de dados de 2017, esse número aumentou para 21% e continuou sendo estatisticamente significativo.

Dentro do agronegócio, a presença da mulher também tem crescido. Segundo um estudo realizado pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, nos últimos anos houve um aumento do número total de mulheres trabalhando no agronegócio em 8,3%. Diante desse cenário, a participação da mulher no mercado de trabalho do agronegócio cresceu, passando de 24,1% para 28,0% entre 2004 e 2015, o último dado consolidado.

Eleita em 2019 a 7ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil na categoria pequenas empresas, a Barenbrug do Brasil realizou nos últimos anos novas contratações de mulheres para diversos setores, como liderança, operação e campo.

Representante feminina do time de liderança da empresa, Jéssica Regina está na empresa desde novembro de 2017. Atualmente é a Controller Financeira e é responsável pelo financeiro, controladoria e compliance.

Além disso, é a representante da Barenbrug do Brasil no YPAC (Young Professional Advisory Committee), o Comitê Consultivo para Jovens Profissionais do Grupo Barenbrug. Trata-se de um comitê global de jovens líderes que discute e sugere ações ligadas a assuntos pertinentes e estratégicos para a empresa, como sustentabilidade, inovação e atração de talentos.

“É um desafio muito bacana. É uma troca interessante de culturas diferentes com um único propósito: buscar soluções e novos caminhos. Meu papel é levar a visão financeira para a discussão, mostrando como é feito no Brasil. É uma experiência incrível”, comenta.

Para Jéssica, ter o mesmo valor que a empresa na questão da mulher no mercado de trabalho é fundamental. “É muito interessante ver que a liderança da Barenbrug é favorável e incentiva a inclusão e a diversidade em suas equipes”, comenta.

No time de campo, não é diferente. Samea Moraes Cabral é zootecnista do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug. Apaixonada pelo campo, iniciou o trabalho nessa área em uma fazenda de gado de elite no interior do Tocantins há mais de sete anos.

Na Barenbrug há quase um ano e meio, Samea é a única mulher do time técnico de campo, junto com outros três homens. “Gosto muito da minha profissão e dei preferência para trabalhar no campo desde o início. Queria entender o sistema do zero, desde o manejo inicial do produtor, principalmente na área de produção e nutrição animal”.

Para ela, o crescimento de mulheres no agronegócio é visível. Na primeira fazenda que trabalhou, foi a primeira mulher a ser inserida no negócio e pôde abrir oportunidades para outras fazerem parte do time.

“Hoje em dia, já vemos gerentes do gênero feminino em fazendas. A mulher tem ganhado espaço por ser detalhista, ter um olhar clínico e observador. Além deste esforço, as mulheres têm buscado cada vez mais especializações e conhecimento, o que tem sido um diferencial e tem dado maior espaço para nossa atuação”, diz.

Jéssica também lembra da importância da capacitação feminina: “Muitas mulheres estão se preparando para tocar o negócio agrícola ou pecuário. Precisamos de mentoria, de cursos técnicos, opções acessíveis e apoio para seguir com o negócio. Desta forma, continuaremos toda essa transformação e ascensão da mulher no mercado de trabalho, em especial em empresas rurais”, conclui.

Sobre a Barenbrug do Brasil

A Barenbrug do Brasil é afiliada ao Royal Barenbrug Group, empresa familiar de quarta geração, pioneira e líder mundial no segmento de sementes forrageiras. Com mais de 800 funcionários, em mais de 20 países e cinco continentes, a missão da Barenbrug é incrementar a produtividade animal, ajudando a alimentar o mundo, além de aumentar o bem-estar em espaços verdes ao redor do mundo. No Brasil, somos especializados no melhoramento genético, na produção e no tratamento de sementes forrageiras para o Agronegócio e oferecemos ao setor soluções e cultivares de alto potencial produtivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto