Brasil,

O que significa ser mulher nos dias de hoje?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katiuscia Zanatta
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

Estamos mesmo vivendo uma realidade de maior segurança e liberdade? Ou ainda há um longo caminho a seguir? Segundo a fisioterapeuta Frésia Sa, especialista em Saúde Integrativa, saímos de uma condição de menor valor para a busca constante do empoderamento. Mas ela questiona: será que é o bastante? O que significa ser mulher nos dias de hoje?

“Uma coisa é certa: nunca antes as mulheres buscaram tanto por saúde emocional quanto nos dias atuais. Nós, como facilitadores da Saúde Integrativa, acreditamos que esse movimento é extremamente positivo e cuidamos de incentivar cada vez mais essa procura, esse caminho de autoconhecimento e saúde integral”. A afirmação é da fisioterapeuta Frésia Sa, que se especializou em Saúde Integrativa e usa várias técnicas para tratar dores e doenças crônicas e promover um dia a dia mais saudável e condizente com os objetivos de vida de seus pacientes.

Segundo Frésia, se a situação está melhor hoje, ainda vemos o universo feminino entre dois pontos, o de aceitação da vulnerabilidade que ainda nos ronda, e a afirmação da potência feminina, da capacidade de escolha: “as mulheres sempre foram fortes, mas é certo que hoje é preciso ainda mais posicionamento para manter conquistas e seguir ampliando espaços”.

“Para nós, ser mulher, nos dias de hoje, é estar em constante evolução. É entender que a necessidade de compartilhamento de ideias, da criação de redes de apoio e da compreensão das próprias vontades nunca foi tão importante. Prestar atenção em si e em outras mulheres é uma questão de empoderamento, também. A sororidade, tão falada e tão almejada em vários âmbitos, ainda é uma ação nascente, que precisa de medida, de incentivo e de muita discussão”, afirma a fisioterapeuta.

Durante séculos, o ser feminino foi negligenciado, sendo considerado de menor valor. Para Frésia, nas últimas décadas, vivemos um crescente libertar desse pensamento, entretanto, sabemos que ele ainda paira no inconsciente coletivo e, muitas vezes, vemos as próprias mulheres repetindo padrões de diminuição da própria capacidade ou de julgamento de si mesma e das outras mulheres.

Por isso, para ela, pensar sobre o que significa ser mulher, nos dias de hoje, é entender como estamos fazendo parte do coletivo e como estamos nos colocando para que possamos atingir, de uma forma mais rápida, mas não menos coerente e firme, uma posição de igualdade com o masculino. “Há uma ideia equivocada de que é preciso ser “melhor do que”, e inclusive o movimento feminista foi mal compreendido, por muito tempo, exatamente por ser visto como o equivalente ao machismo. Não poderia haver ideia mais errada”, revela a especialista.

Ela lembra que o feminismo é a busca da liberdade de pensamento, de ação, da igualdade de direitos, e que estamos aprendendo, aos poucos, a respeitar as duas polaridades, exatamente para que elas possam conviver em harmonia: “para nós, cujo objetivo é a saúde, e principalmente a conexão corpo/mente, buscar uma forma de viver o coletivo mais saudável, mais completa e menos desconexa é de extrema importância”.

Então, segundo a Saúde Integrativa, ser mulher é exatamente ter autonomia para entender seus próprios dilemas, pessoais e sociais, e buscar alternativas que viabilizem a saúde emocional e física. “Se você é mulher, sabe que os desafios são muitos. Se você é homem, nós esperamos que possa ter a sensibilidade necessária para compreender questões tão delicadas, mais que permitem, ao mesmo tempo, que, como seres humanos, sejamos mais fortes”, reitera Frésia Sa.

Sobre a Biointegral Saúde

A Biointegral Saúde é uma clínica especializada no tratamento de memórias traumáticas e crenças limitantes, com foco na saúde integrativa e em tratamentos personalizados, que visem eliminar as causas primárias de dores e doenças crônicas. Utilizando técnicas como a Microfisioterapia, o PSYCH-K® e as Barras de Access, entre outros, os fisioterapeutas Frésia Sa e Sergio Bastos Jr buscam a integridade dos potenciais de seus pacientes. Entre aqueles que procuram por mais qualidade de vida e por um dia a dia mais pleno e saudável estão esportistas, influenciadores digitais, celebridades e outras pessoas que são atingidas diariamente por estresse, auto cobrança e síndromes e que retornam ao controle da própria vida e atingem estágios mais amplos da sua saúde física e emocional com o trabalho da Biointegral Saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar