Logo
Imprimir esta página

5 inovações do Comércio Exterior em 5 anos

*Por André Barros

Dinâmico, o cenário do comércio exterior passa por transformações recorrentes, e acompanhar esses fenômenos é um desafio para empresas de todos os tamanhos

As companhias nacionais encontram-se em constante necessidade de se modernizar e se adaptar às novas exigências. Na corrida por um espaço consolidado, fica evidenciada a importância da adoção de práticas inovadoras como maior combustível de um crescimento gradual. Apesar da urgência do assunto, fica a cargo dos executivos analisar e entender as melhores alternativas mercadológicas para aprimorar a realidade sistêmica e operacional dos negócios.

Dessa forma, o impacto pode ser visto no comércio brasileiro como um todo. Em janeiro deste ano, a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia divulgou a balança comercial brasileira de 2019. Dados mostram que a corrente de comércio fechou em US$ 401,363 bilhões e o superávit foi de US$ 46,674 bilhões.

Nesse sentido, precisamos considerar os efeitos práticos e possibilidades oferecidas pela Transformação Digital. A implementação de soluções tecnológicas não se limita à simplificação de procedimentos padronizados, mas impulsiona, em diversas frentes, o poderio produtivo das empresas. Para ilustrar essas tendências, separei 5 pontos inovativos do comércio exterior nos últimos anos. Confira!

1) Torre de controle: automatização em prol da assertividade

Qualquer empresa pode sofrer com questões burocráticas que dificultam o desenrolar das etapas que envolvem a logística. O quadro é ainda mais caótico se utilizarmos como referência a condução manual desse ciclo.

Torre de Controle é uma tecnologia inovadora que atua diretamente na automatização dos processos logísticos como um todo. Seu grande diferencial é a capacidade de abordar, de forma precisa e detalhada, todas as peças que determinam o funcionamento da operação. Questões de transportadoras, fretes, frotas, que anteriormente estavam sujeitas a falhas e erros críticos, com o auxílio da nova solução, passam a tranquilizar os profissionais com a maximização de resultados assertivos.

2) O impacto da Inteligência Artificial

Das consequências práticas provocadas pela Transformação Digital, a Inteligência Artificial é, sem dúvidas, uma das mais promissoras. Automatizar operações, reduzir custos ou garantir uma maior conformidade com a legislação, trata-se de uma opção segura e assertiva em termos de efetividade e obtenção de resultados.

Não há como escapar: o comércio exterior exige uma análise minimamente qualificada, com segurança nas transações e um sistema conectado globalmente. A Inteligência Artificial surge para revolucionar a realidade das empresas que importam e exportam, trazendo mais competitividade.

3) Portal Único e a importância da simplificação

O projeto do Portal Único, criado pela Receita Federal do Brasil em união à Secretaria do Comércio Exterior, tem o propósito de reformular todos os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com isso, é possível identificar uma fluidez gradual no cotidiano das empresas, com muito mais velocidade e menos imprevistos.

A mudança de mentalidade dos executivos passa diretamente pela implementação de um novo tipo de gestão, e o auxílio do Portal Único pode ser decisivo nesse cenário. Informações oficiais sobre normas, exigências e procedimentos que cercam o comércio exterior brasileiro, tudo poderá ser encontrado nessa fonte governamental.

4) A flexibilidade do Blockchain

Um sistema de rede distribuída o qual não é necessário um servidor central. Essa é a base de funcionamento do Blockchain, uma tecnologia que realiza transações financeiras online sem exigir a presença de um servidor central de uma instituição ou banco.

A partir de uma rede segura e confiável para o compartilhamento de informações, uma rede de blocos encadeados registrará todas as informações referentes às transações realizadas ao redor do mundo. Os dados ficarão registrados e as operações são vitalícias.

Com a segurança de materiais criptografados e mensagens codificadas, as etapas operacionais permanecerão disponíveis e auditáveis, facilitando o rastreamento e identificação. Essa tecnologia não só aprimora o setor financeiro das companhias, bem como evita fraudes e falhas críticas.

5) Big Data e Business Intelligence

A tomada de decisão com base na análise de dados tem forte influência para o crescimento de empresas de todos os tamanhos e segmentos. No comércio exterior, isso se mostra ainda mais preponderante. Fazer as perguntas certas e analisar as informações disponíveis com o embasamento necessário a fim de tomar a melhor decisão, é fundamental para a saúde do negócio.

Soluções como Big Data e Business Intelligence, se unificados, poderão proporcionar aos executivos uma oportunidade sólida de transformar a forma como suas empresas se relacionam com os dados. Essa combinação abre caminho para decisões mais assertivas e inovadoras.

Enquanto o BI trabalha na estabilidade funcional de controle em meio a um mercado extremamente caótico, o Big Data terá espaço extenso de busca por novas oportunidades através da análise dos dados.

* André Barros é CEO da eCOMEX - NSI. O executivo possui mais de 20 anos de experiência no segmento de Comércio Exterior. Possui vasta experiência no desenvolvimento e entrega de novos produtos e serviços e na transformação e gestão de negócios.

Sobre a eCOMEX

Fundada em 1986, a NSI, agora eCOMEX, desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior. A companhia é integrante do Grupo Cassis, que conta com mais de 250 colaboradores e 3 mil clientes em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto