Logo
Imprimir esta página

Da zona de conforto ao negócio próprio

Érika Araújo deixou 18 anos de carreira como operadora de telemarketing para empreender na cidade que sempre sonhou viver

Muita gente se sente acomodada no que faz. O medo muitas vezes é a principal razão pela qual algumas pessoas não fazem mudanças de vida e se entregam à zona de conforto. As responsabilidades como filhos e contas a pagar são os principais empecilhos, porém quando o primeiro passo é dado, geralmente as portas para o crescimento se abrem. E para isso basta ter coragem.

Érica Araújo, 38 anos, trabalhou durante 12 anos como operadora de telemarketing na área da educação (vendas de cursos por telefone). A rotina era sempre a mesma e o trabalho ela já dominava inteiramente. Em 2012, o marido dela que atua como militar foi transferido para Americana (SP), e ela precisou tomar uma decisão que a tiraria por completo da rotina.

“Nesse momento eu resolvi acompanha-lo e começar uma vida nova. O medo foi inevitável porque eu estava acostumada com a minha rotina, com a empresa em que trabalhava e com as pessoas que conviviam ali comigo. Além disso, eu não sabia em quanto tempo eu iria conseguir outro emprego, o que me deu ainda mais medo porque nós temos um filho de treze anos e contas a pagar assim como todo mundo. Foi uma decisão muito difícil e importante, mas decidi ir”, explica Érika.

O cenário, apesar de desconhecido deu início a uma nova aventura. Na nova cidade, ela conseguiu um emprego em uma multinacional também como operadora de telemarketing. Porém, o clima de novidade despertou ainda para outra situação: a chance de ter um negócio próprio. Nos anos anteriores, os caminhos da carreira a tinha aproximado de alguns empresários, entre eles, Décio Marchi, presidente da franquia de educação profissionalizante Via Certa.

Érika viu muitas unidades nascerem e darem certo no mercado, só que, coragem mesmo de investir e abrir o seu próprio negócio ainda faltava. “E foi nesse momento de mudanças que eu resolvi empreender. Eu sempre tive o sonho de morar em Santa Fé do Sul (SP) - eu já conhecia a cidade por ter morado na adolescência lá, e então resolvi marcar uma reunião com o Décio e no mesmo dia a gente deixou definida a data para abrirmos a minha unidade. Eu sai da reunião, confesso que assustada, porque quando dei por mim, eu ia abrir a ‘minha franquia’”, conta.

O passo para se tornar uma empresária mais uma vez contou com uma dose expressiva de coragem. Isso porque na multinacional ela ganhava muito bem e tinha grandes chances de crescimento. Além disso, a decisão a distanciaria do marido. Mas decidida, ela se mudou para Santa Fé do Sul e já era dona do seu próprio negócio.

A mudança aconteceu em 2018. Érika levou consigo a coragem e o filho. E não é que de lá para cá, os resultados tem sido positivos?! Em apenas um ano ela já recuperou o valor investido no negócio, levanta um faturamento excelente, a unidade possui mais de 400 alunos e emprega aproximadamente 15 pessoas de forma direta e indiretamente. Os planos agora? Érika afirma que estão muito longe da zona de conforto. “O próximo passo é abrir a minha segunda unidade e já estou me programando para isso! Vejo que a mudança é necessária na vida das pessoas, e às vezes, esse é o item necessário para fazê-las crescer. O novo é um risco que muitas vezes assusta, mas você nunca saberá o resultado disso se não sair do lugar”, diz em tom de orientação a empresária.

Érica finaliza dizendo que os desafios foram muitos. Para ela, fazer uma nova mudança, deixar o marido “para trás” (hoje ele aguarda transferência), tirar o filho da escola, e aprender a dirigir uma empresa não foi fácil, porém valeu a pena. “Como profissional eu tinha conhecimento de vendas por telefone, mas não sabia nada de administração – eu não tinha sequer base. Mas consegui aprender e tenho o suporte da rede. Hoje eu me sinto muito realizada e com grandes expectativas. Trabalhar com pessoas realizando sonhos é muito gratificante. Aqui nós mudamos vidas diariamente. Acompanho alunos conseguindo empregos melhores, outros se profissionalizando para conseguir uma oportunidade, e isso nos ‘enchem os olhos’. Toda essa mudança de vida me permitiu evoluir e crescer como profissional e ser humano, se eu soubesse, teria começado muito antes”, finaliza a empreendedora.

Quer mudar? Veja por onde começar

Considerar uma grande mudança e deixar a zona de conforto não é fácil. Ir além do que já é conhecido e confortável exige coragem e determinação. Para você que quer superar essa fase e inovar, separamos aqui seis dicas!

1. Avalie sua vida. Faça uma avaliação sincera de sua vida, tome isso como o primeiro passo. O que não te agrada mais, o que não faz mais sentido e te deixa insatisfeito? Analise formas de como mudar a situação e aja. Se você está infeliz no mesmo emprego há anos e não faz nada para mudar, não espere uma nova vaga cair do céu;

2. Liste seus sonhos (plausíveis com a realidade atual) – Coloque no papel tudo aquilo que você gostaria de fazer, como mudar de emprego, ter filhos, perder peso ou se mudar do país;

3. Separe esses sonhos em prioridades e enumere porque você ainda não pode realizá-lo. Por exemplo, se você quer viajar um dos motivos pode ser a falta de dinheiro ou férias incompatíveis à do seu parceiro;

4. Faça uma análise minuciosa e uma autocrítica sobre os empecilhos que você listou para cada sonho e retire da lista tudo o que for desculpa. Lembre-se, sair da zona de conforto vai lhe causar desconforto, mas é preciso aplicar essa força e trabalho para que a mudança aconteça;

5. Depois que você tirar as desculpas, vá para o plano de ação: faça um passo a passo do que você precisa fazer para seu sonho se tornar realidade. E isso pode envolver mudar seu padrão de vida, por exemplo. Nesse momento é preciso ter determinação e foco no objetivo;

6. Coloque em prática até você alcançar esse objetivo. E não desista. Pode ser que um dia ou outro você falhe nesse plano, mas tenha paciência e busque sempre recomeçar seu dia com um objetivo bem estabelecido.

Sobre a Via Certa

A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia híbrida, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$130.573,00.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto