Brasil,

Dívidas da Petrobrás refletem reservas do pré-sal e não serão resolvidas com venda de ativos, aponta o INEEP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Rolando
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Análise do instituto mostra que endividamento da companhia brasileira seguiu ritmo alto em função das megadescobertas de óleo e gás do pré-sal – as maiores realizadas no mundo nos últimos 20 anos – e que a redução das dívidas somente se dará com mais investimentos, não com a venda de ativos.

Na última semana, a Petrobrás divulgou que registrou lucro líquido de R$ 40,1 bilhões em 2019, o maior de sua história. Tal resultado foi obtido sobretudo com a entrada em caixa de recursos oriundos da venda de importantes ativos, como a TAG e a BR Distribuidora. Entretanto, o argumento da empresa de que a venda de ativos é necessária para reduzir seu endividamento desconsidera os desafios de curto prazo para exploração do pré-sal e as características da indústria de petróleo no longo prazo, marcadas pela alta volatilidade de preço e pela sinergia entre as diferentes atividades setoriais. Seja na comparação com outras petroleiras do mundo que descobriram grandes reservas de óleo e gás nos últimos anos, seja em relação ao ganho de reservas de óleo e gás da Petrobrás a partir do pré-sal, descoberto em 2006.

É o que aponta a análise “O endividamento da Petrobrás e as empresas internacionais”, desenvolvida pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP). De acordo com o estudo, petrolíferas que fizeram grandes descobertas, entre 2009 e 2017, apresentaram uma trajetória de expansão do seu endividamento.

“A diretoria da Petrobrás argumenta que um dos principais fatores para o atual processo de desmonte da companhia é seu alto nível de endividamento. De fato, a Petrobrás detém a maior dívida entre as companhias de petróleo. No entanto, o endividamento não foi algo exclusivo da empresa. Outras petrolíferas que fizeram grandes descobertas nos últimos anos, como a ExxonMobil e a BP, também se endividaram e terão de se endividar ainda mais para executar seus projetos exploratórios”, explica Rodrigo Leão, pesquisador do INEEP.

O paper ainda ressalta que o pré-sal brasileiro foi a maior descoberta global de petróleo e gás natural das duas últimas décadas. Desde 2008, considerando apenas seis áreas – Franco, Libra, Iara, Sapinhoá, Carcará e Júpiter, todas na Bacia de Santos –, o volume estimado in place é de 74,7 bilhões de barris de óleo equivalente (BOE), que soma os volumes de óleo e gás. Já a segunda maior descoberta de óleo e gás no mundo, as áreas de Barda Rash e Shakan, no Iraque, tem volumes estimados em 27,8 bilhões de BOE in place.

O volume do pré-sal exigiu que a Petrobrás levantasse recursos para explorar seu potencial. Isso se confirma pelo fato de a companhia brasileira ter sido a que mais investiu entre 2009 e 2013, em comparação com BP, ExxonMobil, Equinor e Total. E em 2013, a empresa foi a que mais perfurou poços de exploração e produção na comparação com as outras – 558 no total.

“É importante lembrar que a dívida de hoje gerará receita e caixa para a empresa no longo prazo, por conta da produção do pré-sal, e este, por sua vez, poderá reduzir o endividamento original da Petrobrás. O petróleo é uma atividade de altíssimo risco, que exige decisões de curto prazo, cujas ‘recompensas’ se darão num horizonte temporal muito mais longo”, explica Leão.

Outra análise do INEEP sobre o resultado financeiro da Petrobrás em 2019 pode ser acessada em https://www.ineep.org.br/post/a-custa-da-venda-de-ativos-petrobras-atinge-lucro-recorde-em-2019

SOBRE O INEEP

O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP) foi criado em 2018 com o objetivo de fomentar pesquisas acadêmicas e fornecer assessoria para assuntos relacionados à agenda do setor de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil e no mundo.

O INEEP elabora relatórios de pesquisa, livros, palestras, além de atividades de formação, como minicursos e seminários, e de comunicação, a partir da elaboração de artigos de opiniões para diversos veículos de imprensa do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar