Brasil,

Biblioteca Nacional e UnB contam com a tecnologia na preservação de acervos e democratização do acesso

Além da UnB, Universidades Federais de Juiz de Fora e de Uberlândia utilizam scanners que conservam os livros, eliminam o uso de papéis e trazem economia aos alunos

O Brasil tem 7 mil bibliotecas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas do Ministério da Cultura, com uma média de 1 biblioteca para cada 30 mil habitantes. No dia 12 de março, celebra-se o Dia do Bibliotecário, profissional que ajuda a cuidar desse patrimônio em sua missão de preservar a informação e torná-la acessível às pessoas.

Agora, o bibliotecário conta com a tecnologia para auxiliar na conservação de obras dos mais variados formatos (livros, documentos, filmes), facilitação de consulta, democratização do acesso e redução no uso de papel.

As Universidades de Brasília, Federal de Juiz de Fora e Federal de Uberlândia possuem grandes bibliotecas, que eliminaram o processo dos alunos de retirarem o livro da prateleira, levá-lo à copiadora e sacrificá-lo com inúmeras sessões de cópias. As instituições utilizam o Zeta Confort, comercializado no Brasil pela ScanSystem, um scanner de autoatendimento fácil de operar, que preserva a saúde dos livros e o bolso dos alunos.

Compactos, os scanners Zeta estão instalados nas bibliotecas e, após pegar o livro desejado, o aluno tem apenas que posicionar a página, apertar um botão e salvar os arquivos em um pen drive, enviar por e-mail ou gravar na nuvem para download via FTP. O Zeta corrige letras distorcidas na lombada do livro, marcas de dobras e páginas posicionadas tortas.

A Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina, também utiliza scanners da ScanSystem no projeto Biblioteca Nacional Digital (BNDigital), que disponibiliza, digitalmente, todo o acervo do espaço (livros, documentos, microfilmes). Com rapidez e alta qualidade, milhões de arquivos digitalizados contribuem com a preservação do acervo e a democratização do acesso a ele.

“Kafka estaria satisfeito com a possibilidade de ter seus livros digitalizados sem sofrerem danos. O Zeta foi uma revolução para as bibliotecas, que contam com um aliado importante na preservação de bens culturais e documentos valiosos; para os alunos, que não precisam mais gastar dinheiro com cópias físicas; e para o meio ambiente, já que eliminamos a necessidade de papel na reprodução e acesso de livros e outros documentos”, resume Ricardo Monteiro, diretor da ScanSystem.

Sobre a Scansystem

Distribuidora e revendedora de equipamentos e suprimentos para gestão documental, atuante no mercado desde 1995. Fundada em São Paulo, a Scansystem conta também com escritório em Portugal, além de uma rede de revendedores para equipamentos comercializados com exclusividade. A empresa procura sempre desenvolver novas soluções e tecnologias, visando melhorar sua linha de produtos, tendo como principal objetivo a satisfação de seus clientes. A loja virtual (www.scansystem.com.br) permite a compra dos mais modernos scanners e produtos de microfilmagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS