Brasil,

CGCRE do Inmetro certifica IQA para realização de ensaios em pilhas e baterias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria do Socorro Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Reconhecimento atesta qualidade e segurança das avaliações feitas em laboratório próprio localizado em Sorocaba, SP

A CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) concedeu ao IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) certificado que atesta a qualidade do laboratório de análises químicas – situado no Parque Tecnológico de Sorocaba, a 100 km de São Paulo – para a realização de ensaios em pilhas e baterias, de acordo com a resolução Conama nº 401, de 2008, que determina os limites de metais pesados.

Segundo Roberta Morette, coordenadora técnica do laboratório de análises químicas do IQA, “o certificado da CGCRE representa o reconhecimento nacional e internacional da competência técnica do Instituto”, que também está habilitado para o atendimento de demandas que exigem acreditação internacional, uma vez que a CGCRE mantém acordos de reconhecimento mútuo com os principais organismos de acreditação em âmbito global.

Para obter a certificação CGCRE para ensaios em pilhas e baterias, o IQA dobrou a instalação física do laboratório, que passou de 85 m² para 170 m². No decorrer de aproximadamente um ano, o Instituto também cumpriu várias etapas, como estudo de viabilidade; desenvolvimento de análises e treinamentos; aquisição de mão de obra; inauguração do espaço ampliado; adequação e documentação para acreditação; e avaliação para extensão do escopo.

Certificação – Fabricantes e importadores devem atender limites máximos de metais pesados para pilhas (cádmio, mercúrio e chumbo) e baterias (cádmio e mercúrio), segundo a resolução Conama nº 401. No caso das baterias, as análises químicas integram certificação compulsória, conforme a portaria Inmetro nº 299, de 14 de junho de 2012.

O laboratório de análises químicas do IQA também é certificado pela CGCRE do Inmetro para realização de ensaios em Arla 32 e líquido de freios, além de já possuir equipamentos para ensaios em líquido de arrefecimento. Interessados em obter mais informações sobre os produtos ensaiados podem contatar o IQA por meio do telefone / WhatsApp Business (11) 3181-9181 ou e-mail .

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar