Brasil,

Como a Advocacia Multitarefa deve atuar com as startups

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

*Por Paulo Akiyama

Inicialmente, vamos definir rapidamente o que é uma Startup, palavra que está sendo utilizada com frequência no mundo empresarial.

Uma Startup é uma empresa formada por um grupo de pessoas a procura de um modelo de negócio. Trabalham em condições de incerteza, por tratar o projeto de ideias inovadoras e que não existem no mercado.

Esses projetos buscam criar um negócio que quebra a barreira do tradicional visando a inovação disruptiva, termo muito usado que se resume às últimas tecnologias de forma a impactar o mercado, e transformar hábitos.

Advogar para uma startup significa ter um profissional do direito, com amplo conhecimento de gestão de negócios, de forma a poder se iterar dos objetivos deste segmento que atua o seu cliente. Precisa ter conhecimento geral do direito, ser ágil nas decisões, e propor soluções aos impasses que surgem no dia a dia.

Chamamos, portanto, de Advocacia Multitarefa, pois não há um ramo específico do direito para assistir uma Startup, mas sim, a capacidade de entender o projeto do seu cliente e assim criar soluções jurídica.

Quem advoga para uma Startup deve ter conhecimento profundo de contratos, tributação, propriedade intelectual, trabalhistas e demais áreas do direito.

Certamente este advogado deve trabalhar “pensando fora da caixa” oferecendo ao seu cliente soluções estratégicas que atendam a necessidade e não dependam de decisões judiciais ou uma decisão do legislativo.

Deve este advogado estar despido da formalidade, ser objetivo na sua comunicação, esquecendo o juridiquês, deve ter habilidade de priorizar necessidades, porque esta lidando com empresas promissoras, na sua maioria com recursos financeiros limitados e com um crescimento muito rápido, portanto, deve este profissional escalonar os gastos de seu cliente de acordo com a necessidade. É preciso que tenha espírito de parceria e preparo para exercer a advocacia em um ambiente totalmente desafiador e dinâmico.

Ninguém é capaz de saber tudo no direito, então este profissional, além de ser parceiro de seu cliente, deve ter parcerias formadas com outros escritórios, para gerir o atendimento.

Concluímos que o advogado que desejar trabalhar neste nicho de mercado deve estar preparado para enfrentar um ambiente totalmente desafiador e dinâmico, mas que lhe trará resultados e aprendizado.

Sobre Paulo Akiyama Paulo Eduardo Akiyama é formado em economia e em direito desde 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados e atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar