Brasil,

Eletrodutos corrugados são imprescindíveis à segurança das instalações

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Também conhecidos como conduítes, são os elementos que protegem os condutores elétricos contra influências externas, como choques mecânicos e agentes químicos

Ao se abordar qualquer tema ligado à eletricidade, imediatamente, na sequência, o assunto deve ser segurança. Sem exceção, todos os itens que compõem uma instalação elétrica devem seguir normas e padrões a fim de evitar qualquer tipo de dano. Assim acontece também com os eletrodutos corrugados. Também conhecidos como conduítes, são os elementos que protegem os condutores elétricos contra influências externas, como choques mecânicos e agentes químicos.

Mesmo ficando dentro das paredes, lajes e pisos, além de proteger a fiação elétrica, os eletrodutos corrugados possuem em sua composição características antichamas, evitando a propagação de incêndios causados por curtos-circuitos. Com base nessas informações, já é possível sentir a grande importância que eles têm para todas as instalações elétricas.

Considerado o tipo mais popular e usado na maior parte das instalações, é a solução ideal para os projetos que possuem trajetos sinuosos, exigindo alta flexibilidade do produto, sem perda de qualidade e resistência. A equipe da fábrica de materiais elétricos da Tramontina destaca a importância desse item e as medidas de segurança que traz às instalações. Veja a seguir:

- É necessário estar atento à curvatura que o projeto exige. Os eletrodutos devem ter a flexibilidade necessária para que não obstruam a passagem dos condutores elétricos (não devem ser feitas curvas superiores a 90°);

- Levar em conta a resistência do produto contra impactos e checar as características básicas de segurança: resistência ao calor e fogo e se não apresenta fissuras visíveis;

- Produtos muito baratos, abaixo da média, podem sinalizar o uso de materiais de qualidade duvidável;

- Dentro de todos os eletrodutos devem ser colocados apenas condutores isolados, cabos multipolares ou unipolares;

- Em casos de aterramento, podem ser utilizados condutores nus, e ainda assim apenas em eletroduto isolante específico;

- Não podem ser extrapoladas as quantidades de cabos e fios dentro de um eletroduto. Isso pode comprometer a segurança e bom funcionamento da rede elétrica.

Leves ou reforçados

Os eletrodutos corrugados da Tramontina possuem baixo coeficiente de atrito, o que facilita a passagem dos cabos elétricos, e sua flexibilidade permite serem curvados para mudanças de direção, seja em paredes de alvenaria ou lajes, nos diâmetros nominais de 20 mm (1/2”), 25 mm (3/4”) e 32 mm (1”). Podem ser leves e reforçados e estão em acordo com a norma NBR 15465 (Sistemas de eletrodutos plásticos para instalações elétricas de baixa tensão).

Reciclável e com marcação metro a metro, oferece, além de flexibilidade e segurança, o eletroduto corrugado da Tramontina tem embalagem amigável, que mantém o rolo organizado. Não propaga chamas, atendendo aos critérios e ensaios da Norma NBR 15465, e conta com resistência mecânica, conforme norma NBR 154651 (não achata). É comercializado nas versões leve (parede – cor amarela) e reforçado (piso e contrapiso – cor laranja).

Tramontina, o prazer de fazer bonito

A Tramontina acredita que tudo o que é feito com carinho é especial. Por isso, gosta tanto do bem-estar que as pessoas sentem quando preparam algo com as próprias mãos, quando a receita dá certo, quando veem o jardim florido ou a bicicleta do filho consertada. Essa filosofia nasceu há mais de 100 anos com Valentin Tramontina em sua pequena ferraria. Ainda hoje é mantida pela empresa, honrando os valores pelos quais foi criada e estimulando seus 8 mil funcionários para que os consumidores tenham um mix de mais de 18 mil itens entre utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, além de materiais elétricos e móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis. A Tramontina tem, nos Centros de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, um valioso suporte. Os parceiros de mercado também podem contar com cinco centros de logística e cinco escritórios regionais de vendas no Brasil para satisfazer, com agilidade, os seus clientes. Além disso, uma atuação sustentável faz com que a Tramontina faça bonito também em suas comunidades e no cuidado com o meio ambiente, valores que acompanham a marca no Brasil e nos diferentes continentes onde está presente com 16 unidades internacionais. Hoje, a Tramontina exporta para mais de 120 países. Tudo isso nos motiva. Um prazer estampado com orgulho no que a gente faz. Que nos faz criar, fazendo a diferença para a marca e seus consumidores. Esse é o nosso prazer de fazer bonito.

Saiba por que a Eletrik faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik oferece o melhor em segurança, design e soluções técnicas em materiais elétricos para instalações residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise de mais de 40 anos na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos. 2018 marcou a entrada da marca no segmento de lâmpadas LED. Em anos anteriores, a empresa investiu em linhas de disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m², conta com 13 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 3.000 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar