Logo
Imprimir esta página

Cinco vezes mais mortes por dengue exige reforço na higienização de condomínios

Cinco vezes mais mortes por dengue exige reforço na higienização de condomínios

Em 2019, apenas o estado de São Paulo registrou 72 casos de zika e 280 de chikungunya

Dois casos de morte por sintomas de dengue hemorrágica no interior de São Paulo chamam a atenção para um novo risco de epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em Votuporanga, também no interior do estado, apenas em janeiro foram confirmados 817 casos de dengue e 1.082 casos em investigação, o que levou a prefeitura a montar um ambulatório de atendimento exclusivo para dengue, com sala de monitoramento para os casos mais graves.

Segundo o Ministério da Saúde, 2019 foi o terceiro ano com mais casos de dengue no país, chegando a ser cinco vezes maior que em 2018, e com mais de 700 mortes em decorrência da doença. Em épocas de chuva e calor, como são os primeiros meses do ano, é necessário manter a conscientização dos moradores sobre a importância de se atentar aos focos da dengue, orientar os funcionários a observar cada canto das áreas comuns e sensibilizar a todos, pois pouco adianta a ação isolada de uma pessoa quando o assunto demanda atividade coletiva.

Os condomínios costumam ser locais muito convidativos para a proliferação desse mosquito, pois possuem um grande fluxo de pessoas, além disso, locais como lajes, calhas e fosso de elevadores também se tornam ambientes propícios para a procriação do inseto. Dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) indicam que 90% dos focos de dengue são encontrados dentro de residências (casas e prédios). A proliferação de larvas se dá em recipientes móveis, como vasos de plantas, garrafas pet e potes plásticos, já os recipientes naturais para plantas, ocos de árvores e bambu, por exemplo, possuem menor índice de criadouros com larvas.

Além de uma mobilização geral, é também recomendada a contratação de serviços profissionais em que as pessoas encarregadas da limpeza tenham conhecimento sobre a melhor forma de higienização e qual a frequência ideal para o serviço. Empresas confiáveis possuem funcionários treinados especificamente para este tipo de trabalho, como os auxiliares de limpeza e de serviços gerais, que recebem um treinamento com instruções teóricas e práticas sobre atendimento, tipos de produtos e suas finalidades e, principalmente, conhecem técnicas de higienização de ambientes.

De qualquer forma, cuidar da limpeza é fundamental em todos os lugares. Ter um ambiente sempre limpo e bem-cuidado, além de manter uma boa aparência, afasta insetos e evita a dengue. Entre as inúmeras recomendações, é preciso sempre reforçar que recolher o lixo no mínimo uma vez ao dia, lavar cestos e latas de lixo sempre que possível e eliminar locais propícios ao acúmulo de água parada são medidas que afastam o mau cheiro e evitam a proliferação de insetos nas áreas condominiais.

Artigo de:

Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização www.gsterceirizacao.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto