Brasil,

Cinco vezes mais mortes por dengue exige reforço na higienização de condomínios

Cinco vezes mais mortes por dengue exige reforço na higienização de condomínios

Em 2019, apenas o estado de São Paulo registrou 72 casos de zika e 280 de chikungunya

Dois casos de morte por sintomas de dengue hemorrágica no interior de São Paulo chamam a atenção para um novo risco de epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em Votuporanga, também no interior do estado, apenas em janeiro foram confirmados 817 casos de dengue e 1.082 casos em investigação, o que levou a prefeitura a montar um ambulatório de atendimento exclusivo para dengue, com sala de monitoramento para os casos mais graves.

Segundo o Ministério da Saúde, 2019 foi o terceiro ano com mais casos de dengue no país, chegando a ser cinco vezes maior que em 2018, e com mais de 700 mortes em decorrência da doença. Em épocas de chuva e calor, como são os primeiros meses do ano, é necessário manter a conscientização dos moradores sobre a importância de se atentar aos focos da dengue, orientar os funcionários a observar cada canto das áreas comuns e sensibilizar a todos, pois pouco adianta a ação isolada de uma pessoa quando o assunto demanda atividade coletiva.

Os condomínios costumam ser locais muito convidativos para a proliferação desse mosquito, pois possuem um grande fluxo de pessoas, além disso, locais como lajes, calhas e fosso de elevadores também se tornam ambientes propícios para a procriação do inseto. Dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) indicam que 90% dos focos de dengue são encontrados dentro de residências (casas e prédios). A proliferação de larvas se dá em recipientes móveis, como vasos de plantas, garrafas pet e potes plásticos, já os recipientes naturais para plantas, ocos de árvores e bambu, por exemplo, possuem menor índice de criadouros com larvas.

Além de uma mobilização geral, é também recomendada a contratação de serviços profissionais em que as pessoas encarregadas da limpeza tenham conhecimento sobre a melhor forma de higienização e qual a frequência ideal para o serviço. Empresas confiáveis possuem funcionários treinados especificamente para este tipo de trabalho, como os auxiliares de limpeza e de serviços gerais, que recebem um treinamento com instruções teóricas e práticas sobre atendimento, tipos de produtos e suas finalidades e, principalmente, conhecem técnicas de higienização de ambientes.

De qualquer forma, cuidar da limpeza é fundamental em todos os lugares. Ter um ambiente sempre limpo e bem-cuidado, além de manter uma boa aparência, afasta insetos e evita a dengue. Entre as inúmeras recomendações, é preciso sempre reforçar que recolher o lixo no mínimo uma vez ao dia, lavar cestos e latas de lixo sempre que possível e eliminar locais propícios ao acúmulo de água parada são medidas que afastam o mau cheiro e evitam a proliferação de insetos nas áreas condominiais.

Artigo de:

Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização www.gsterceirizacao.com.br



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS