Brasil,

No Carnaval o desejo sexual aumenta?

Segundo o médico psiquiatra, sexólogo e diretor do IES Arnaldo Barbieri Filho, na época de folia a libido fica mais aflorada com a exposição do corpo e até mesmo com as fantasias, que são fetiches para algumas pessoas

O Carnaval é a festa brasileira mais famosa do mundo. É sinônimo de alegria, diversão e azaração. Nesse período, as autoridades realizam campanhas sobre a conscientização do uso de preservativos e sobre a transmissão de doenças e infecções sexuais. Mas, o que acontece com o corpo humano durante a folia, a sexualidade fica mesmo aflorada?

Segundo o médico psiquiatra, sexólogo e diretor do Instituto de Estudos da Sexualidade (IES) de Ribeirão Preto (SP) e Delegado do Estado de São Paulo da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) Arnaldo Barbieri Filho, a explicação está na libido. “Ela aumenta em determinadas situações. No Carnaval, por exemplo, os encontros nos blocos, nas festas e até nas viagens podem despertar ainda mais a libido. O uso de poucas roupas ou peças diferentes, que deixam partes do corpo em evidência, pode acabar estimulando o desejo sexual. Até mesmo as fantasias inusitadas, que podem fazer parte do fetiche de cada um, acarretam em mudanças de comportamento. Fatores ligados as atitudes que pessoas se permitem durante a folia, também devem ser levados em conta”, comenta.

De acordo com Filho, o hormônio que estimula a libido é a Testosterona, tanto no homem como na mulher. “É importante lembrar das bebidas alcoólicas, que desinibem os indivíduos, mas se utilizadas em exagero, podem causar dificuldades sexuais”, aponta Filho.

“Outro destaque está na libertação sexual. Antigamente o sexo feminino não podia manifestar o seu desejo e, hoje, as mulheres são livres e expressam as suas vontades como querem”, explica.

“No Carnaval e durante o ano todo é importante ressaltar que no sexo, quando realizado dentro de quatro paredes, vale tudo, desde que seja de comum acordo entre pessoas capazes de consentir e que não cause danos significativos aos envolvidos. É evidente que atos ilegais não fazem parte desse vale tudo. A contracepção adequada deve ser sempre realizada e o uso de preservativos é fundamental, pois várias doenças e infecções são transmitidas nas relações sexuais”, finaliza Filho.

Sobre o IES - Instituto de Estudos da Sexualidade em Ribeirão Preto atua no tratamento sistemático de pacientes relacionado às dificuldades sexuais do homem, da mulher e do casal. Oferece também Grupos de Estudos e Palestras para profissionais e estudantes na área de Sexualidade Humana. Tem como fundador e diretor Arnaldo Barbieri Filho - médico psiquiatra em Ribeirão Preto, com cerca de 30 anos de experiência no atendimento de pacientes em Psiquiatria Clínica, Psicoterapia e Sexualidade Humana. Professor colaborador da pós-graduação em Sexualidade Humana da Faculdade de Medicina da USP São Paulo. Palestrante e Moderador de mesas em Congressos de Sexualidade (Brasileiro, Latino-americano e Mundial) e de Psiquiatria (Brasileiro e Latino-americano). Membro da Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Sexualidade. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Sexualidade. Delegado do Estado de São Paulo da SBRASH (Sociedade Brasileira de estudos em Sexualidade Humana). Secretário de sexologia da Asociación Psiquiátrica de America Latina (APAL), representando a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O IES trabalha com atendimentos (consultas) e palestras com pacientes e no desenvolvimento e atualização de profissionais e estudantes (palestras e grupos de estudo). O telefone para outras informações sobre o IES é (16) 3236-2308. Para saber mais acesse: www.clinicaies.com.br



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS