Logo
Imprimir esta página

Degustação de vinho ativa áreas do cérebro mais do que matemática, aponta estudo

Estudo da Universidade de Yale mostra também que o cérebro é responsável pela percepção do sabor da bebida

Você já tem motivos de sobra para beber um bom vinho, seja para confraternizar ou para apreciar o momento. E se houver mais uma razão, dessa vez científica, para aproveitar a bebida?

Uma pesquisa datada de 2017, realizada na Faculdade de Medicina de Yale (EUA), afirma que o consumo de vinho engaja mais o nosso cérebro do que qualquer outro comportamento humano.

Na prática, os resultados das análises feitas pelo neurocientista Gordon Shepherd indicam que a quantidade de atividade cerebral necessária para degustar um vinho é superior àquelas necessárias para ouvir música ou resolver um problema de matemática complexo.

Isso acontece porque uma parte fundamental de beber um vinho é a experiência, ou seja, avaliar a garrafa, notar a coloração da bebida, apreciar o aroma e afins, movimentar a língua, a boca, o diafragma e a garganta.

Além disso, as moléculas do vinho estimulam receptores de gosto e de odores, fazendo com que o cérebro trabalhe seu lado cognitivo para reconhecer padrões, ativar a memória, julgar o valor e ter prazer.

Dessa forma, o cérebro acelera quando você está ativamente focado em provar sua bebida, mas nem tanto se você só está engolindo um líquido sem prestar atenção, ou resolvendo um exercício matemático ou ouvindo uma melodia de Beethoven.

O cérebro e o paladar

Um ponto importante que contribui para a elevada ativação cerebral é que o sabor percebido ao beber o vinho não está na bebida em si. Ele é criado pelo cérebro de quem o ingere no momento em que expiramos o ar combinado com o aroma do vinho.

O professor e neurocientista responsável pelo estudo criou a expressão “neurogastronomia” para descrever como nossa mente constrói as distintas sensações de sabor. Em seu livro “Neuroenology: How the Brain Creates the Taste of Wine” é possível entender mais sobre o assunto.

Enquanto isso, você pode escolher e comprar o seu vinho online e continuar aproveitando uma garrafa com a certeza de que o seu cérebro terminará a experiência muito mais ativo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto