Brasil,

Como o movimento DIY está impactando a construção civil?

Por Wanderson Leite

Uma casa é como um organismo vivo. Você pode passar boa parte do dia na rua, mas basta abrir a porta para encontrar uma série de ajustes a serem feitos: um pó sobre a mesa da sala, um chuveiro queimado ou uma prateleira que ficou um pouco torta. É um trabalho sem fim, sempre há algo a melhorar.

Há algumas décadas, era bastante comum sair a procura de profissionais que pudessem fazer esses pequenos reparos. Mas, com a internet e, principalmente, com a popularização do YouTube, as pessoas descobriram o valor do movimento Faça Você Mesmo, conhecido pela sigla DIY, do inglês Do It Yourself. Muitas vezes, vale mais a pena aprender a instalar uma prateleira corretamente, limpar a máquina de lavar ou pintar as paredes do quarto sozinho do que gastar para alguém fazer isso para você.

Muitos canais no Youtube se tornaram conhecidos por tutoriais de obras até mais pesadas, como erguer um muro, resolver um problema de infiltração ou instalar o piso de porcelanato. Há até vídeos voltados especificamente para profissionais da construção civil, com dicas de como operar máquinas ou uma lista de “erros que todo pedreiro já cometeu”. Fato é que a internet democratizou o acesso à informação e pode ser bastante vantajosa para quem procura mais praticidade no dia a dia. Mas, é preciso ter consciência de que nem todo trabalho pode ser feito por alguém sem qualificação técnica.

Analisando mais a fundo esse movimento, podemos encontrar na origem uma insatisfação das pessoas com o trabalho oferecido por alguns profissionais no mercado - desatualizados, sem a qualificação necessária e muitos até sem o menor comprometimento com a atividade realizada. Não são a maioria, é claro, mas é possível perceber a urgência de atrair bons profissionais para o setor. Boa parte dos estudantes que se formam engenheiros não querem trabalhar como pedreiros ou mestres de obras. Eles almejam cargos dentro de escritórios, em construtoras e empreiteiras, por exemplo. Nos Estados Unidos e na Europa, a procura por quem realize trabalhos braçais é enorme. Consequentemente, a valorização desses funcionários é maior e o Brasil está no mesmo caminho.

É preciso estimular o jovem recém-formado a adentrar nessas áreas, resultando numa qualificação dos serviços e trazendo soluções modernas à construção civil. Isso é possível com boas condições de trabalho, remuneração adequada e cursos de capacitação.

Mesmo reduzindo a necessidade de contratação de mão-de-obra, o movimento DIY também ajuda a construção civil ao movimentar o comércio. Ao perceber essa tendência, o setor começou a oferecer kits mais completos e baratos para quem deseja montar o produto em casa. Podemos citar como exemplo kits para deques de madeira, que podem ser facilmente encontrados pela internet. Além de não serem difíceis de instalar, são uma solução moderna para varandas e áreas com piscina.

A construção civil vem sendo impactada por diversos fatores, com forte influência da tecnologia. Mas é preciso ter em mente que o trabalho humano nunca poderá ser substituído completamente, independentemente de máquinas ou tutoriais no YouTube. É preciso conhecimento e habilidades técnicas para construir um imóvel ou realizar tarefas mais trabalhosas. Entretanto, chega a ser prazeroso concluir um projeto com as próprias mãos e, sem dúvidas, isso ficará ainda mais evidente nos próximos anos!

Wanderson Leite é formado em administração de empresas pelo Mackenzie e fundador das empresas ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do segmento de construção civil.

Sobre a Prospecta Obras:

Prospecta Obras é um sistema de captação de obras, capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região. Usando um software de gestão e geolocalização, reúne todas as informações em um só lugar, de forma a serem facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, sem sair da loja, facilitando o processo de prospecção. O algoritmo é capaz de mapear as quase 500 mil obras em andamento no Brasil e está expandindo por meio de franquias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::