Brasil,

ANFAC completa 38 anos com significativas mudanças no setor

Devido as mais recentes mudanças na economia a associação projeta para 2020 um crescimento de mais de 10% no fomento comercial, com maior oferta de crédito para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas.

Segundo dados do Sebrae, em 2019 micros e pequenas empresas representaram 99% do total de empresas no País, mas ainda se ressentem das dificuldades de obtenção de crédito. Corresponderam a 12 milhões de negócios, dos quais 8,3 milhões eram microempreendedores individuais (MEIs), e responderam por 54% dos empregos com carteira assinada. É enorme a importância das micro e pequenas empresas na economia nacional, mas ainda têm uma participação limitada no PIB - somente 27%. A mesma dificuldade de crédito também valeu para as médias empresas.

Para 2020, a expectativa é que o aumento da confiança dos consumidores impulsione ainda mais a criação de novos negócios. E as oportunidades são crescentes para as pequenas e médias empresas, apoiadas por melhores condições devido aos juros mais baixos e por uma maior oferta de crédito, fora dos bancos tradicionais. Entre elas, das empresas de factoring e ESCs, associadas à ANFAC - Associação Nacional de Fomento Comercial.

Ainda corroborando com a facilidade de crédito para empresas, o Banco Central implementará o "open banking" em 2020 e 2021, com o objetivo de modernizar o sistema financeiro brasileiro e aumentar a competição no mercado. Os dados como históricos de pagamentos e perfil de investimentos de milhões de clientes não estarão mais somente sob a posse dos bancos, o que promete alterar toda a dinâmica do setor,

No mês que completa 38 anos de existência, a Associação Nacional de Fomento Comercial - ANFAC, comemora entre outras vitórias, a modernização das práticas e procedimentos operacionais de suas associadas, em suas distintas estruturas empresariais de factoring, de securitizadora, de gestora de fundos de investimentos em direitos creditórios. Estão aptas para competir nesse mercado, de acordo com as oportunidades que se apresentam, entre elas o "open banking".

Outra vitória do setor foi a criação, em abril de 2019, da Empresa Simples de Crédito - ESC, já abrigada no escopo institucional da ANFAC. Encerraram 2019 com 538 unidades, em 24 estados e no DF, das quais, 40 já se filiaram à ANFAC. Para 2020 a expectativa é que se interiorizem no País, onde a demanda de crédito por parte do pequeno empreendedor poderá ser atendida.

De acordo com Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC, com a retomada do crescimento, a associação espera para 2020 um aumento de 10% de sua base de associados e consequente oferta de crédito para as empresas de pequeno e médio porte.

A entidade também está atuando para aprovar leis que são fundamentais para o crescimento da categoria. Entre as que mais se destacam, está a da Reforma Tributária.

O esforço se concentra em aliviar a carga fiscal que tanto tem onerado as operações de seus associados, que acabam pesando no custo para a sua clientela composta de milhares de pequenas e médias empresas. Junto ao Banco Central, a ANFAC tem encaminhado sugestões pera regular a Lei 13775/18 de 20/12/2018, que trata da emissão de duplicata pelo sistema eletrônico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS