Logo
Imprimir esta página

Máquina em porto ganha performance e desempenho

Porto obteve melhora significativa em sua produção, com a redução de paradas e diminuição do tempo de parada da stacker - Divulgação Porto obteve melhora significativa em sua produção, com a redução de paradas e diminuição do tempo de parada da stacker - Divulgação

Um dos principais portos privados do Brasil para o carregamento de granéis sólidos enfrentou limitações de operação em uma de suas máquinas mais importantes, uma stacker utilizada nos pátios de minério. Dotada de esteira transportadora com dois motores funcionando com compartilhamento de carga, a stacker apresentou problemas em um de seus inversores de frequência, acarretando inúmeras paradas de processo e perda de produção. A equipe de manutenção do porto já havia feito algumas tentativas de diagnóstico e reparo do inversor original sem sucesso.

Para reverter esse quadro, o porto recorreu a Scanner Automation, integradora de sistemas com foco na engenharia completa, desde sua concepção, operação, fornecimento de peças avulsas até a ampliação do sistema ou máquina. “No primeiro momento a Scanner foi chamada para verificação do sistema original, que não estava funcionando. Ao constarmos o tipo de aplicação (conveyor) e a criticidade do processo, propomos a substituição dos equipamentos atuais instalados na máquina pela linha VACON® NXP, da Danfoss”, comenta André Bastos Martins, especialista em automação e drives da Scanner.

Era necessário garantir a funcionalidade da máquina em plena carga e assegurar que, mesmo com todas as modificações, a máquina ficasse à disposição da produção em um curto espaço de tempo. O inversor de frequência da Danfoss foi o escolhido por ser totalmente compatível com a aplicação. “Temos total capacidade técnica de produzir uma solução completa englobando todas as modificações de hardware e de software, tornando o inversor NXP totalmente integrado ao sistema de supervisório atual da máquina”, explica Martins.

A Danfoss propôs a Scanner a substituição não apenas do inversor danificado, mas também do outro aplicado na esteira, com corrente de 730A cada, além de incluir modificações de projeto. Os novos inversores NXP funcionam com compartilhamento de carga em configuração mestre/escravo com comunicação em fibra óptica usando o “SystemBus Vacon”. Foi modificada também a rede de comunicação original do projeto – os inversores da Danfoss utilizam comunicação Ethernet IP, com toda a modificação e configuração do PLC feita pela Scanner Automation.

Após a conclusão do projeto, o porto obteve melhora significativa em sua produção, com a redução de paradas e diminuição do tempo de parada. “Além disso, o cliente pode contar com a proximidade de um parceiro Danfoss, facilidade maior de aquisição de peças sobressalentes, plano bem elaborado de manutenção preventiva e treinamento específico de produto para a equipe de manutenção. Tudo isso garante maior agilidade no primeiro atendimento emergencial”, finaliza o especialista em automação e drives da Scanner.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto