Logo
Imprimir esta página

Atlas Copco é reconhecida por iniciativas sustentáveis

Certificado ambiental foi concedido à multinacional sueca

A Atlas Copco, líder mundial em soluções de sustentabilidade, recebeu o Certificado Ambiental ‘Selo Verde’ Digital, concedido pelo Comitê Ambiental do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A iniciativa visa reconhecer o trabalho de empresas preocupadas com a preservação e educação ambiental.

O objetivo é incentivar a sustentabilidade em empresas do setor público e privado e que possuem licenças operacionais emitidas pelos Órgãos Ambientais, reconhecendo que as mesmas se adequam aos critérios exigidos, bem como à política de Meio Ambiente.

Dentre as iniciativas responsáveis para que a empresa obtivesse o certificado estão quatro principais frentes: redução no consumo de água, redução no consumo de energia elétrica, destinação de resíduos e redução na emissão de CO2.

Para reduzir o consumo de água, Carlos Ribeiro, gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente na Atlas Copco Compressor Technique, explica que foi instalado um sistema de monitoramento diário, que realiza a leitura online do consumo de água, sendo possível identificar vazamentos e consequentemente tomar ações com rapidez. Além disso, foi feita a troca das torneiras por modelos com fechamento automático, evitando também o desperdício de água.

Já nas ações para reduzir o consumo de energia, Ribeiro afirma que na Companhia de Produto um dos vilões era a iluminação da fábrica, portanto foi feita a troca de todas as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, o que reduziu o consumo como um todo. Outro ponto foi discutir o tempo de teste das máquinas no setor de engenharia para reduzir o tempo e até mesmo extinguir a necessidade dos testes, quando possível, por conta da similaridade de novas máquinas importadas.

Também ligado ao consumo de energia, está a emissão de CO2, outro passo dado pela companhia para a sustentabilidade. Para reduzir as emissões, o transporte aéreo dos equipamentos e peças, que emite mais CO2, foi revisto e atualmente entregas aéreas são feitas apenas em caso de urgência.

Outro projeto já finalizado e que entrará em vigor à partir de abril é a utilização de energia elétrica 100% limpa, o que levará a zero a emissão de CO2 por energia na planta do site Araguaia.

A destinação dos resíduos, tanto orgânicos quanto recicláveis, também têm um papel importante dentro da Atlas Copco. O gerente explica que são duas principais preocupações: a destinação e geração. “Foi feito um trabalho pela fábrica para a subtituição dos pallets de madeira (utilizados para transporte) pelos pallets retornáveis da Atlas Copco. Em outros fornecedores essa substituição foi feita por pallets de aço, mais resistentes e com uma vida útil muito maior”, afirma.

Segundo Ribeiro, o próximo passo será atuar na rede de ar comprimido nas linhas de montagem. “Estudos estão sendo realizados para substituir a nossa linha de ar comprimido atual por um sistema próprio da Atlas Copco, chamado AIRnet, eliminando assim vazamentos existentes”, conta.

De acordo com o Comitê Ambiental, o intuito do Selo Verde é “impulsionar a produção e o aperfeiçoamento de tecnologias que visem o Desenvolvimento Sustentável, aliando Tecnologia e Preservação Ambiental”. Além disso, o documento frisa a importância da preservação ambiental na sociedade civil e nas empresas para as futuras gerações.

Para 2020, Ribeiro explica que a Atlas Copco está trabalhando para aplicar novas iniciativas voltadas à preservação ambiental. “Queremos continuar contribuindo de forma positiva para que o nosso DNA esteja cada vez mais em evidência, ou seja, ajudar os nossos clientes a alcançar uma produtividade sustentável em todos os segmentos em que atuamos”, finaliza.

SOBRE ATLAS COPCO

Grandes ideias aceleram a inovação. A Atlas Copco transforma ideias industriais em benefícios estratégicos aos negócios desde 1873. Ao ouvir seus clientes e conhecer suas necessidades, a empresa entrega valor e inova com o futuro em mente. A Atlas Copco está sediada em Estocolmo, na Suécia, com clientes em mais de 180 países e cerca de 37.000 funcionários. Receitas da BSEK 95/9 BEUR em 2018. Para mais informações: www.atlascopcogroup.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto