Brasil,

Startup brasileira apresenta na Bélgica solução para descarte ilegal de lixo após escândalo europeu

•Em janeiro, a Malásia devolveu 42 contêineres de lixo plástico importados ilegalmente do Reino Unido

•Green Mining, que desenvolveu solução de rastreabilidade total de recicláveis por meio de blockchain, mostra que problema pode ser evitado

Com taxas muito baixas de reciclagem, o mundo vive um colapso quanto ao descarte de resíduos. Como “solução”, países de primeiro mundo têm enviado seu lixo para o exterior por ser economicamente viável, assim como fez o Reino Unido que exportou ilegalmente -- e teve devolvidos -- 42 contêineres de lixo plástico para a Malásia, tornando evidente a falta de gestão e inserção de sistemas de controle que garantam um sistema de logística reversa eficiente. Em uma declaração recente, a ministra do Meio Ambiente da Malásia, Yeo Bee Yin, afirmou: "O que os cidadãos do Reino Unido acreditam que enviam para reciclagem é realmente jogado em nosso país".

A startup brasileira Green Mining, acelerada pela Ambev, foi convidada pela EURADA (Associação das agências de desenvolvimento da Europa) para participar do Brokerage Event for Innovation Agencies para apresentar sua iniciativa de coleta e rastreabilidade de recicláveis, chamada de logística reversa inteligente. No Brasil, a startup já coletou mais de 720 toneladas de resíduos e evitou mais de 120 toneladas de emissões de ‎CO2. O evento reuniu no mês de janeiro, na Bélgica, especialistas no campo da inovação para compartilhar as melhores oportunidades de negócios promissores.

“A gestão de resíduos é um problema mundial. Queremos que, assim como temos feito no Brasil, o governo e as indústrias percebam como é benéfico investir em projetos sustentáveis que garantam a credibilidade de suas ações. Para nós, é uma grande satisfação expor nossos resultados e mostrar o potencial que nossa solução tem para ser desenvolvida na Europa”, diz Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

A startup coleta embalagens pós-consumo em estabelecimentos, como bares, restaurantes e condomínios, de maneira ambientalmente correta, por meio de triciclos e sem emissão de gás carbônico. Entre as empresas parcerias da Green Mining, a Cervejaria Ambev, permite que o vidro recolhido seja levado direto à fábrica da própria cervejaria, devolvendo o material à cadeia produtiva da empresa. Em menos de 1 ano, a Green Mining -- que iniciou em um bairro de São Paulo, já expandiu sua operação para 18 bairros da cidade, além de Osasco, Rio de Janeiro e Brasília, pretendendo levar o projeto para outros países.

Rodrigo Oliveira explica que o governo do Reino Unido está tomando uma série de medidas para reduzir o número de embalagens plásticas para garantir a reciclagem. As medidas apresentadas incluem a melhoria na rotulagem, combate ao crime de exportação ilegal, tornar as empresas responsáveis pelo processo de logística reversa e introduzir o rastreamento eletrônico. “O modelo desenvolvido pela Green Mining já atende os problemas atuais e ainda permite que a indústria faça seu papel sem danificar suas margens”.

Como funciona o sistema de logística reversa da Green Mining

A eficiência dessa economia circular colocada em prática pela startup é baseada em um sistema de rastreabilidade que é feito em todas as fases do processo, garantindo que todo o material coletado chegue ao seu destino de maneira correta. “Todas as informações são registradas no aplicativo da Green Mining por cada coletor, incluindo o local onde o material foi gerado. Com informações como data e local da coleta, peso e destino dos recicláveis, o sistema faz o rastreamento do percurso de cada triciclo, garantindo a transparência da informação”, finaliza o presidente da Green Mining.

Rodrigo Oliveira entre representantes de associações europeias de desenvolvimento econômico, na Bélgica.

Sobre a Green Mining

Startup fundada em 2018 para criar soluções em reaproveitamento de embalagens, a Green Mining detém um sistema inteligente de logística reversa que consegue identificar os locais de maior geração de resíduos pós consumo, além de capacitar e contratar catadores de rua para uma coleta sustentável, que evita a emissão de gás carbônico. A Green Mining é uma das 21 empresas selecionadas em todo o mundo pela cervejaria Ambev, por meio do programa 100+ Accelerator, que visa impulsionar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e os Objetivos de Sustentabilidade 2025 da multinacional, que inclui dez desafios, lançados a cientistas, especialistas e startups de tecnologia.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS