Brasil,

Inovação e criatividade nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Gabriela Ziekuhr
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Inovação e criatividade nas empresas

Especialista fala sobre como estimular esses aspectos nas organizações e a vantagem de repensar os processos internos

Os conceitos de criatividade e inovação podem ser confundidos, principalmente quando se trata do ambiente corporativo. Como as empresas podem estimular a criatividade e a inovação? E como elas se fundem? O consultor em gestão de marcas e founder do Maka.Branding, Maka Werner, explica que, quanto mais a empresa investir em inovação, criatividade e transformar estes esforços em estratégias de marcas, mais terá capacidade evolutiva diante dos seus concorrentes. "Empresas que não inovarem em processos e projetos irão acabar. As organizações precisam simplificar suas ações e pensar no que realmente importa, com criatividade”, observa.

Segundo o especialista, é necessário começar entendendo qual o potencial da organização, traçar objetivos em conjunto com todos os atores e, a partir disso, redefinir todos os cenários. "Sabe aquele planejamento a longo prazo, para um ano inteiro que você fez? Esqueça, jogue no lixo e comece a repensar a sua empresa hoje para construí-la novamente amanhã. Os cenários mudam rápido demais e precisam se adequar com a mesma velocidade”, aconselha Maka. Para tanto, a criatividade precisa ser não só estimulada, como exercitada diariamente. "Existem várias maneiras desde repensar processos e projeto internos até inserções pequenas no dia-a-dia, o mais importante é entender qual o potencial criativo da empresa para explorá-lo”, acrescdenta.

Inovação nas organizações

Mas, afinal, o que é a inovação dentro das empresas. Maka acredita que seja pensar como se pode fazer o que se faz hoje, melhor e com mais experiência amanhã. "Inovar não tem necessariamente ligação com internet ou desenvolver um novo produto. A inovação, juntamente com a criatividade, está em todos os lados, basta querer fazer algo de uma maneira melhor, mais eficiente e com mais propósito. Empresas que não querem isso, já podem fechar as portas”, comenta.

Como estimular a criatividade no ambiente de trabalho

Não é necessário transformar a empresa em uma “Google” para fazer com que o ambiente de trabalho seja estimulante. Existem diversos processos que podem auxiliar. "O primeiro passo é sempre entender a sua empresa e até onde o potencial criativo dela pode ir, até onde ele será benéfico para a organização”, afirma Maka Werner.

Para ele, cocriar é sempre o melhor caminho. "Os bloqueios existem e sempre irão existir. O que fazemos é construir atalhos e metodologias para que quando eles acontecerem, saibamos desbloqueá-los e continuar construindo novas experiências”. Ainda de acordo com o especialista, todo o processo de inovação está diretamente ligado à gestão de marcas, uma vez que primeiro se analisa o cenário interno, os potenciais criativos de cada organização e depois busca-se levar este conceito a sua máxima expressão. "Isso é branding, pensar a marca e em como maximizar todo o seu potencial em todas as áreas”, aponta.

Maka.Branding

O Maka.Branding entende que mais que produtos, os consumidores e stakeholders precisam se apaixonar pela marca do cliente. Este sentimento só é possível quando toda a essência e o DNA da marca são colocados em contato com o mercado. Para isso, é preciso agir com estratégia, criatividade e gestão, entregando mais propósito aos consumidores.

Depois de cursar a Pós-Graduação em Design e Mestrado em Design, o fundador da empresa, Maka Werner, percebeu que as marcas, de todos os segmentos, precisam de uma etapa anterior, que realmente a conecte com a sua essência e o seu propósito de existência.

Com metodologia própria, o TXM Branding, que foi desenvolvida dentro do LOGO/UFSC, do qual o Maka é integrante. Por meio dela é possível proporcionar o desenvolvimento completo de marcas perante o mercado. A partir disso, o Maka.Branding atua na busca do propósito ideal, unindo marcas, empresas e consumidores, entregando mais valor e legitimidade para sua marca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar