CIEE e Google capacitam 80 mil jovens em segurança on-line e cidadania digital

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marisa Ramazotti
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Parceria baseada no programa "Seja Incrível Na Internet” promoverá o treinamento durante semana em que se celebra o Dia Internacional da Internet Segura

Em parceria inédita com o Google, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE passa a realizar o treinamento "Seja Incrível Na Internet”, voltado a preparar adolescentes e jovens para que aproveitem a Internet de modo consciente e seguro. A ação celebra o Dia Internacional da Internet Segura (11/2) e deve alcançar, em cinco dias, cerca de 80 mil aprendizes em 266 centrais de treinamento do CIEE espalhados pelo Brasil. Só na capital paulista, cerca de 400 jovens aprendizes estarão presentes no treinamento de estreia no Teatro CIEE, nesta quarta-feira (12/2).

De acordo com Elaine Bancalá, gerente Educacional e de Aprendizagem do CIEE, o treinamento é uma chance de aprendizado. “Em tempos de conectividade é crucial que jovens e adolescentes dominem as regras de boa convivência e segurança nas redes sociais, pois isso reflete na vida pessoal e principalmente profissional”, conta.

Os treinamentos, baseado no programa Seja Incrível Na Internet do Google, têm como objetivo compartilhar dicas de segurança, comportamento e reputação on-line para jovens e adolescentes. Para isso, foram capacitados aproximadamente 800 instrutores em 19 estados e Distrito Federal. O material do programa, voltado para educadores e pais, está disponível gratuitamente no site da plataforma e oferece apostilas, guias, apresentações e um jogo educativo para uso em sala de aula.

Para Valdir Leme, diretor de marketing do programa Seja Incrível Na Internet no Google Brasil, é fundamental garantir que crianças e jovens que já nasceram imersos na Internet aprendam como explorar o mundo on-line de modo seguro, com confiança e responsabilidade.

“O objetivo do programa é garantir que todo jovem saiba como identificar ameaças, proteger sua privacidade, denunciar conteúdo impróprio e, finalmente, como ser ele próprio uma presença positiva na Internet”, diz Leme. “Para isso, é fundamental que os pais saibam como manter um diálogo aberto com seus filhos; bem como professores e educadores tenham acesso ao material necessário para compartilhar esse conhecimento na sala de aula”.

CIEE 55 anos - Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há mais de 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de 200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Linkedin | www.ciee.org.br

5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE

1 - É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.

2 - Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.

3 - É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.

4 - É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.

5 - É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.