Logo
Imprimir esta página

A vida em poucos passos

Fizemos a experiência de andar ao redor de um quarteirão e analisar tudo que encontramos para nosso dia a dia sem precisar ir muito longe

Você já deu uma volta no quarteirão onde mora ou trabalha, atentando-se a tudo que pode encontrar e facilitar sua vida? É uma experiência interessante para se perceber o quanto o bairro atende suas demandas e diminui a necessidade de grandes deslocamentos. Resolver a rotina à pé tornou-se uma premissa de sustentabilidade nas grandes cidades, onde os desafios da mobilidade e da otimização do tempo estão presentes na vida dos moradores.

Em Goiânia, o Setor Bueno é um dos bairros reconhecidos por ter uma ampla rede de serviços. Sua urbanização iniciou nos anos 1960, enquanto a verticalização começou na década de 1980 e ganhou força na de 1990. Hoje o setor é considerado um dos mais consolidados da cidade. O arquiteto, urbanista e membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), Paulo Renato de Moraes Alves, confirma a grandeza que o bairro atingiu no decorrer do tempo.

“A presença de escolas, supermercados, hospitais, entre outros pontos tornaram o Setor Bueno uma nova centralidade. Os moradores têm a sua volta toda a abundância de comércio e serviços evitando que eles tenham que fazer grandes deslocamentos. Ele pode morar, comer, trabalhar e se valer de todas as necessidades básicas numa mesma microrregião”, salienta Paulo Renato sobre a diversidade e importância do bairro.

Batendo perna

Para conferir esses atributos, fomos conferir de perto o que se pode desfrutar na região. Escolhemos a pequena quadra da Rua T-37, no Setor Bueno, entre as movimentadas Avenidas T-10 e T-11. Muitas pessoas passam por ali apenas em seus veículos, pois a via é ligação para alguns importantes colégios da região, e acabam não se atentando ao que possui em volta. E somente nesta pequena volta encontramos serviços como estética, saúde, odontológicos, educação, alimentação e comércios dos mais variados como vestuário, esporte, informática e diversão.

Logo na esquina da T-37 com a Avenida T-10 temos unidade de uma renomada loja de materiais de construção de um lado da rua e do outro uma agência de intercâmbio, que fica ao lado de uma agência de viagens. Seguindo pela T-37 temos ainda uma loja de máquinas de café, um despachante, dois salões de beleza, uma generosa praça disponibilizada por uma incorporadora, com estacionamento, pet place e academia ao ar livre e, por fim, na esquina com a T-11 uma franquia alimentar.

Vale lembrar, que a T-37 tem uma pequena quadra complementar, com a Rua T-37 A, a qual comporta o Instituto de Ortopedia e Reabilitação (IOR), além de um estúdio de modelagem corporal e outro de estética. Voltando a Avenida T-11, contornando o quarteirão da T-37, temos um restaurante na própria quadra e outro atravessando a avenida, onde encontramos ainda uma sorveteria, uma loja de roupa de festas e uma igreja.

Na rua abaixo do mesmo quarteirão da T-37, a T-1 A, pode-se encontrar um berçário e creche, outro salão de beleza, uma loja de roupas de couro, uma empresa de locação de materiais para festas e na outra esquina com a T-10 um salão de beleza infantil. Ainda no mesmo quarteirão, temos uma galeria com uma loja de sapatos, uma de roupas e uma especializada em determinada marca de aparelhos eletrônicos.

Vizinhança

Passando rapidamente pela quadra debaixo, da Avenida T-1, temos um ateliê de conserto de roupas, uma loja de móveis, outra de roupas, outro salão de beleza e uma clínica odontológica. Bastando atravessar a avenida há uma barbearia, uma clínica veterinária 24 horas e uma loja de móveis para escritório. Já na quadra superior da Rua T-37, voltada para a Avenida T-10 temos uma galeria com lojas de suplementos, material esportivo, de informática, de roupas, lanchonete e estúdio de tatuagem.

Logo após a galeria temos um ateliê de conserto de calçados e uma oficina de bicicleta, na esquina com a Rua T-36 as futuras instalações de uma boate. Nesta rua temos duas clínicas de odontologia, um restaurante, um centro de estética automotiva e na esquina com a T-11 um estabelecimento que funciona como restaurante durante o dia e casa de shows à noite. Descendo a avenida temos uma clínica de diagnóstico por imagem odontológica e uma escola de idiomas. Do outro lado da T-11 um colégio de ensino infantil e fundamental.

E assim retornamos à Rua T-37. É uma experiência bem legal, na qual podemos enxergar detalhes e locais que muitas vezes nos passam despercebidos com a correria diária e nos quais podemos ir com poucos passos. Experimente você também.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto