Logo
Imprimir esta página

A revolução das plataformas já chegou

Raphael Saddy conversa com empreendedores sobre o desafio de modelar um negócio baseado em plataformas digitais

O primeiro Sebrae Day de 2020 – encontro mensal promovido pelo Sebrae que debate temas relativos à inovação nos pequenos negócios – recebeu Raphael Saddy, CEO da ENGAGE for Business, plataforma digital baseada em demanda e focada no mercado B2B. O tema da apresentação foi: “Como modelar um negócio baseado em ecossistemas e plataformas digitais”.

O encontro aconteceu nesta terça-feira (28), no espaço Inovabra Habitat, em São Paulo. Saddy revelou os fatores críticos de sucesso que ajudam empreendedores e empresas estabelecidas a alcançar negócios bem-sucedidos baseados em plataforma apresentando uma modelagem única, rápida, de fácil implementação e com altíssimo impacto positivo.

Raphael comenta sobre o que se entende por plataforma. Para ele, uma plataforma é um modelo de negócio que se baseia em permitir interações para criação de valor entre produtores e consumidores. “Ela fornece uma infraestrutura aberta e participativa para essas interações e define condições de governança para elas ocorrerem”, explica Saddy. Elas existem há anos, a novidade é que a tecnologia da informação reduziu profundamente a necessidade de possuir infraestrutura e ativos físicos.

Um aspecto ressaltado por Saddy é que 7 das 10 maiores empresas do mundo em 2018 são baseadas em um modelo de plataformas. De acordo com a McKinsey, mais de 30% da atividade econômica global, cerca de 60 trilhões de dólares, nos próximos seis anos podem ser incrementadas por plataformas digitais. No entanto, apenas 3% das empresas adotaram uma estratégia de plataforma eficaz até hoje.

Os modelos de negócios de plataformas estão rapidamente se tornando a galinha dos ovos de ouro da chamada "revolução digital". Raphael comentou que, à medida que as plataformas digitais impactam e dominam os mercados para criar oportunidades com escala antes inimaginável, elas proporcionam experiências atraentes aos clientes e oferecem novas formas de inovação e criação de valor.

O objetivo principal de toda plataforma deve ser, segundo ele, proporcionar correspondências entre usuários (demanda e oferta); facilitar a troca de bens, serviços ou moeda social (interação sem monetização); e, possibilitar a criação de valor para todos os participantes. “É preciso entender que o controle não está mais na sua mão. Sua responsabilidade está na orquestração de recursos, em otimizar o ambiente externo e imprimir esforços no ecossistema em que o cliente está inserido”, comenta o executivo.

A maneira de se conectar e fazer negócios está mudando muito rápido. Muito mais do que apenas o foco na oferta, é importante ter foco também na demanda e na colaboração entre as diversas entidades da rede. “O grande diferencial é unir todos esses stakeholders para pensarem juntos em soluções. O desafio é encontrar soluções qualificadas, em um ambiente de confiança e com total rastreabilidade durante este processo”, finaliza Saddy.

Próximos Eventos Inovabra Habitat

Dia 17/02, 18h30:

Título da palestra: O Que Guerra dos Tronos Pode Nos Ensinar Sobre Liderança

Descrição da palestra: Você sabia que Guerra dos Tronos pode nos ensinar muita coisa, até mesmo Liderança. Os personagens de Guerra dos Tronos são postos a prova a todo o momento, precisando se superar a cada novo acontecimento, utilizando da sua liderança e muitas outras habilidades. Os líderes de Westeros nos deixaram muitas lições sobre como liderar (boas e más) que podem ser aplicadas em nossas empresas, startups, no nosso dia a dia e podem nos ensinar como melhorarmos enquanto líderes.

Dia 20/02, 18h30:

Título da palestra: ISO de Inovação: como fazer uma gestão voltada para o futuro?

Descrição da palestra: Foi lançada em julho de 2019, a ISO 56.002, de inovação. Diferentemente de outras normas, que visam a implementação de requisitos, a própria ISO - International Organization Standation, organização sem fins lucrativos sediada em Genebra, na Suíça, inovou ao lançar uma norma de diretrizes, que reúne as melhores práticas em inovação de seus 163 países membros. Apoiada em pilares estratégicos, essa norma visa a disseminação de metodologias e ferramentas que já foram testadas e aprovadas a fim de preparar as empresas para a gestão do futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto