Empresas brasileiras de gemas coradas participam de feira nos Estados Unidos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jeanine Kobayashi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Empresas brasileiras de gemas coradas participam de feira nos Estados Unidos

De 4 a 9 de fevereiro (terça-feira a domingo), 34 empresas brasileiras participam da GJX Tucson 2020, uma das maiores feiras internacionais de gemas que acontece nos Estados Unidos. Apoiadas pelo Precious Brazil, projeto setorial criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as marcas mostram grandes expectativas para o evento que abre o ano de vendas do setor de gemas e joias.

As pedras preciosas e os artefatos minerais são o carro chefe das exportações para os Estados Unidos, considerados o principal mercado do projeto. As exportações das empresas apoiadas para o país somaram US$ 57,5 milhões entre janeiro e setembro de 2019, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. “O Precious Brazil vem intensificando as ações de valorização do produto, adotando estratégias junto a formadores de opinião bem como agregando maior valor pelo incremento do design”, explica Clarissa Maciel, coordenadora de Relações Internacionais do projeto. “Com isso, a expectativa é que os números cresçam ainda mais”.

Para Ronaldo Alves, da R & R Gemas, que participa do projeto há 18 anos, estar no Precious Brazil é sinônimo de prestígio. “Depois da parceria ficamos por dentro de todas as atividades relacionadas às feiras, o que facilita muito o nosso trabalho”, diz. “Para a GJX Tucson 2020 esperamos fazer bons contatos para negócios futuros e temos uma ótima expectativa de venda”. É o que também conta Lilian Duarte, da Duarte & Bastos Ltda. “Essa feira abre o ano de vendas do setor de gemas e joias, e temos orgulho em apresentar uma coleção inigualável de águas-marinhas coradas, turmalinas azuis e verdes azuladas”, explica. Apoiada pelo projeto desde o início, Lilian ressalta ainda sua importância para consolidação da sua marca no exterior, na ajuda às promoções e no fortalecimento do grupo de exportadores de gemas.

Para Vitória Fiuza de Melo, presidente da Art Ouro, existe um reaquecimento do mercado americano e, com o Precious Brazil, houve um fortalecimento da imagem do país como produtor. “É um importante marco na identificação do Brasil como exportador de gemas finas”, conta. Já Peter Valicek, da empresa que leva o mesmo nome e que há 10 anos é apoiado pelo projeto, acredita que o Precious Brazil fomente o interesse público pelas gemas brasileiras. “A GJX Tucson tornou-se ainda o maior evento do calendário do setor de gemas e joias, sendo uma excelente plataforma internacional para a compra e venda”, diz e conclui: “Além disso, atua como termômetro para as tendências de mercado que prevalecerão no ano”.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.