Brasil,

Novas realidades na gestão pública desafiam políticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Gabriela Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Eleitores buscam por novos nomes e ideias para a política; Liderança Criativa é habilidade do novo gestor

A visibilidade proporcionada pela comunicação digital, o potencial de viralização de conteúdo, o ritmo acelerado no desenvolvimento de ações realizadas ao mesmo tempo têm desafiado o gestor público.

Em tempos onde grande parte da comunicação ocorre on-line, bem como, há uma melhor participação social nas discussões que afetam o setor público, encarar o fato de que ser criativo é fundamental para os novos gestores públicos é uma premissa.

Independente das esferas – federal, estadual, municipal, os novos gestores precisam desenvolver grandes transformações no seu modo de governar.

“A criatividade é uma habilidade cada vez mais necessária, principalmente no setor público. Existe a necessidade de fazer sonhos se transformarem em realidade, e só com criatividade é possível propor soluções inovadoras”, explica o especialista em criatividade e inovação, professor Marcelo Pimenta.

Segundo ele, os meios tradicionais não funcionam mais. Os modelos de gestão, na sua maioria estão ultrapassados: as mesmas soluções para os mesmos problemas.

Na atualidade, há uma busca por um cidadão mais consciente de sua corresponsabilidade na gestão da cidade, bem como, por mecanismos bem estabelecidos de transparência. Desta forma, o eleitor parece buscar por novos nomes e ideias para a política.

“O que vemos é que, mesmo que os gestores públicos ainda não conseguem se adequar ao novo consumidor: são velhas ideias para novos problemas”, afirma Pimenta.

Entre os desafios, três lideram o topo da lista: Prestar atendimento qualificado, estimular a gestão participativa e organizar as demandas da população, respondendo àquelas mais latentes.

Para isso, segundo Marcelo Pimenta, alguns elementos devem ser levados em consideração, orquestrando colaborativamente as ações para que as pessoas possam cumprir suas metas, o que ele denomina Liderança Criativa.

“Isso não é mágica, é exercício. Para isso há três elementos a serem exercitados: empatia, colaboração e prototipação, para que haja processos e comprometimento. Empatia para entender que o outro vê a situação de forma diferente da dele, de acordo com as suas dores e necessidades. Foram assim que grandes líderes foram forjados. A colaboração para entender que ninguém faz nada sozinho. Uma equipe de gestão de sucesso é aquela que sabe mover as pessoas em seu redor em um único propósito, e só quem tem capacidade de ouvir consegue atingir esse objetivo. Por fim, incorporar a experimentação, ou seja, a prototipação no dia-a-dia. Ninguém desenvolve um bom projeto se não há um teste que sirva de base para se inspirar. É experimentando que se chega a um projeto de sucesso, e de modelos inadequados há vários exemplos”, explica Marcelo Pimenta

Tais habilidades, exigidas do novo gestor exigem apenas o empenho para a mudança e a disciplina de exercitar, conforme reflete o professor.

“Nada se aprende de um dia para o outro, trata-se de um exercício diário, mas que exigirá, do novo gestor público, a coragem de querer aprender continuamente”,

Sobre Marcelo Pimenta

Inquieto e criativo se tornou empreendedor logo depois da faculdade. Foi se colocando à frente de vários negócios bem-sucedidos que descobriu que, para inovar não existe receita e sim um princípio básico: a prática.

Depois de estudar bastante o assunto e de aplicar o que aprendeu, encontrou ferramentas práticas que fazem toda a diferença no dia-a-dia e se tornou um especialista em descomplicar a inovação.

Professor da Pós-graduação da ESPM-SP, consultor credenciado do SEBRAE desde 2010, palestrante de grandes eventos, como o TEDx e cocriador do Protagonistas, Marcelo Pimenta é, antes de tudo, um acreditador.

Um profissional que se dedica a apoiar empreendedores, empresários e alunos para que recuperem sua confiança criativa e possam inovar nos negócios, nos projetos e na vida.

Conteúdos gratuitos - Além das palestras, aulas e cursos, Marcelo Pimenta disponibiliza gratuitamente materiais sobre criatividade e inovação em seus diferentes canais. No youtube https://www.youtube.com/palestrantemarcelopimenta, é possível ter acesso infinidade de ferramentas em gestão. É possível ter acesso ao conteúdo também em formato podcast, em seu site oficial www.marcelo.pimenta.com.br e o Canal Mentalidades - nas plataformas de áudio Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar