Brasil,

Delegação internacional visita o Brasil para conhecer modelo de inclusão de jovens no cooperativismo

Comitiva participou de iniciativas desenvolvidas pelo Sicredi no interior do Paraná para se inspirar e levar ideias para seus países

Motivados pela pergunta “Como engajar jovens do mundo inteiro no cooperativismo?” profissionais ligados ao Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) fizeram uma imersão no Brasil, entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, para conhecer as iniciativas desenvolvidas pelo Sicredi visando à inclusão das novas gerações em cargos de liderança nas cooperativas e na sociedade. O objetivo foi coletar exemplos e inspiração para replicar internacionalmente o modelo desenvolvido no Brasil.

“Estamos interessados em ver como podemos replicar o que o Sicredi faz para expandir o Comitê Jovem, para ir às comunidades e incentivar as iniciativas de inclusão. O Brasil é o único país que eu conheço no mundo que tem esse tipo de programa. Nós queremos replicá-lo fora do Brasil, para o resto das comunidades de cooperativismo ao redor do mundo”, explica o diretor operacional do WOCCU - World Council of Credit Unions (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Paul Treinen.

Logo no início da viagem, a delegação, que contou com representantes dos Estados Unidos e da Polônia, visitou a Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba, para conhecer o modelo de negócio, os diferenciais de governança e os projetos desenvolvidos pelas cooperativas que impactam diretamente a comunidade. “Temos certeza que vocês levarão para suas cooperativas muitos ensinamentos colhidos durante as visitas as nossas cooperativas. Conseguirão entender, na prática, como geramos desenvolvimento nas comunidades e fortalecemos o cooperativismo”, afirmou o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

E para conhecer a força dos projetos desenvolvidos pelo Sicredi, a comitiva visitou algumas cooperativas que atuam no interior do Paraná, em municípios como Cafelândia, Palotina e Medianeira. Nesses locais a delegação conheceu a estrutura das cooperativas Sicredi Nossa Terra PR/SP, Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ e os Comitês Jovem desenvolvidos localmente para integrar as novas gerações ao cooperativismo. A delegação ainda conheceu o município de Toledo, sede da Sicredi Progresso PR/SP. Durante a incursão os profissionais ligados ao Conselho Mundial conversaram com os jovens que participam dos Comitês, além de conhecer outras ações e projetos desenvolvidos a partir da iniciativa de inclusão jovem do Sicredi.

Comitê Jovem

Desenvolvido para motivar a inclusão dos jovens nas cooperativas de crédito do Sicredi e gerar uma capacitação para cargos de liderança, o Comitê Jovem já está implementado em 18 das 31 cooperativas do Sicredi que atuam no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, são 486 membros ativos nos três estados. Esse movimento de inclusão participativa já tem gerado resultados importantes. Em 2019, 16 membros jovens foram eleitos Coordenadores de Núcleo das cooperativas em que atuam e um foi nomeado Conselheiro, passos importantes para assumirem cargos de liderança dentro da instituição.

Força do cooperativismo

Na passagem pelo Paraná, a delegação internacional participou da Assembleia de Núcleo realizada em Francisco Alves. Considerado um dos momentos mais importantes nas instituições financeiras cooperativas, o processo assemblear garante que os associados participem do modelo de gestão democrática e tenham acesso a informações estratégicas, podendo participar ativamente das decisões.

No município com pouco mais de seis mil habitantes, o Sicredi é a única instituição financeira presente. A Assembleia acompanhada pela delegação internacional contou com mais de 500 participantes da comunidade local, que também puderam conversar com os visitantes demonstrando a importância do cooperativismo na região.

A comitiva encerra a viagem no sábado, 1º de fevereiro, quando conhece um dos principais pontos turísticos do Paraná, as Cataratas do Iguaçu.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo