Brasil,

Empresa inclusiva depende do envolvimento da liderança e colegas de trabalho, revela pesquisa da VAGAS.com

Para que uma empresa seja realmente inclusiva, é necessário que haja o envolvimento da liderança e de colegas de trabalho. É o que revela levantamento da VAGAS.com, pioneira no desenvolvimento de software de recrutamento e seleção. De acordo com a pesquisa, 76% dos respondentes consideram que a liderança precisa estar alinhada com todos os tipos de público que chegam nas empresas. Também há 70% desejando que os colegas de profissão estejam engajados em tratar todos de forma justa e não discriminatória. Outros aspectos mencionados pelos respondentes para que uma empresa seja realmente inclusiva foram: infraestrutura da empresa (49%), promoção dentro da empresa com ações de incentivo à diversidade (37%) e promoção de ações de incentivo à diversidade fora da empresa (29%).

“As empresas já começam a perceber que um programa de diversidade tem de ser muito mais efetivo do que uma simples ação de marketing. É realmente necessário o total envolvimento dos líderes, funcionários e departamentos estratégicos de uma empresa. O mais importante é que uma companhia tenha essa cultura muito bem disseminada dentro de casa antes de lançar qualquer iniciativa nesse sentido. O processo de inclusão da diversidade tem de ser autêntico e para valer. Se isso fizer sentido, qualquer ação que faça parte desse processo, como recrutamento e seleção, terá grande chance de ser bem- sucedida”, esclarece Renan Batistela, especialista em treinamento e integrante do grupo de Diversidade e Inclusão da VAGAS.com.

O estudo Diversidade na busca de oportunidades no mercado de trabalho foi realizado por e-mail, com 2675 respondentes usuários do portal de carreira VAGAS.com.br em dezembro de 2019. O objetivo desse levantamento era entender a importância dos programas de diversidade para candidatos que buscam novas oportunidades de emprego, quais aspectos mais influenciam em suas escolhas, suas opiniões sobre programas de diversidade e ações afirmartivas. Os entrevistados possuem média de 32 anos e mais da metade é negro. Os que possuem “formação superior completa” representam um terço, enquanto 24% estão cursando uma universidade e 14% já são pós-graduados.

Um dos aspectos da pesquisa foi mostrar se a busca de diversidade por uma empresa é relevante. O levantamento apontou que 55% dos profissionais acreditam que a diversidade é “muito importante” enquanto 33% indicaram que este aspecto seja “importante”. Os que julgaram nada ou pouco importante somaram 3%.

Da base total de respondentes, a pesquisa aponta ainda que 11% demonstraram indiferença, pouca ou nenhuma importância com relação à questão da diversidade. Entre os motivos, 3% entendem que políticas de diversidade não geram justiça social, 2,9% que elas beneficiam um grupo seleto de pessoas, 2,7% que excluem profissionais em detrimento de outros e 1,4% que é uma questão de marketing.

Para aqueles que apontaram importante uma empresa se preocupar com a diversidade, a pesquisa buscou saber quais os motivos que eles julgam mais relevantes para essa importância. Para 46%, porque “é justo” enquanto 41% afirmam que “gostam de trabalhar em empresas que valorizam a diversidade”. Já para 33%, é “importante a empresa possuir maior pluralidade de ideias”. Somaram 32% “porque faz parte das minhas crenças e valores”. Há ainda 16% que relataram que já “sofreram preconceito e discriminação”, além de 15% mencionando que “gostam de trabalhar ao lado de pessoas com as quais se sentem representadas”.

Na prática, segundo a pesquisa, a promoção da diversidade nas companhias não é unânime. Somaram 74% aqueles que concordam totalmente que as empresas precisam ter programas de diversidade. Os outros 26% concordam parcialmente, mantêm-se neutros ou discordam dessa alegação. No caso de adoção de ações afirmativas (conjunto de medidas especiais voltadas a grupos discriminados e vitimados pela exclusão social), representou 53% o grupo da discórdia ante 42% que concordam totalmente e 5% que não souberam dizer.

Ao avaliarem a experiência atual e anterior de emprego, a maior parte dos participantes (57%) afirmou que há diversidade no ambiente de trabalho. Foi mencionada diversidade em vários níveis de liderança (47%) e na gerência (10%). Para aqueles que apontaram a falta de programas de diversidade (43%), os motivos relatados foram que há no discurso, e não na prática (23%) e não vê diversidade nos mais variados níveis (19%).

Sobre a VAGAS.com

Acreditamos na necessidade de se adaptar ao mundo que está emergindo, em que as pessoas buscam cada vez mais colaboração, flexibilidade e significado no seu trabalho. Somos mais de 140 pessoas e nenhum chefe. Trabalhamos sem metas financeiras e encaramos o lucro como consequência, não como fim. Criamos nossa própria metodologia de gestão e avaliamos nossas vitórias e nossos aprendizados em conjunto. Colocamos nosso propósito, de contribuir para melhores escolhas no mundo do trabalho, a frente de muitas outras coisas. Somos diferentes em vários sentidos, e é bem provável que esse seja nosso grande fator de sucesso.

Números que nos deixam orgulhosos!

Nossos números mostram mais do que uma posição de Mercado. Eles nos trazem uma dimensão do impacto positivo do nosso trabalho no dia a dia de milhares de empresas e na vida de milhões de pessoas.

+3500 empresas que utilizam nossa plataforma de recrutamento

+1 milhão de visitas diárias em nosso site de carreiras

+70 das 100 maiores empresas do país dentre os clientes

+16 milhões de currículos cadastrados em nossa base

+150 mil vagas conduzidas em nossa plataforma em um ano

+11 milhões de candidaturas por mês por meio do VAGAS.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS