Brasil,

5 erros mais comuns na hora de comprar a casa própria

Na hora de adquirir um imóvel, buscar informação nunca é demais. O descuido com alguns detalhes importantes podem fazer com que um sonho vire pesadelo

A falta de conhecimento pode transformar o sonho da casa própria num grande pesadelo. Por isso, antes de fechar qualquer negócio, saiba que informação nunca é demais. De acordo com o gerente comercial da Elmo Incorporações em Goiânia, Sócrates Diniz, um dos erros mais comuns de quem está negociando um imóvel, seja na planta, novo ou usado, é se esquecer de considerar os gastos extras que se terá ao comprar um imóvel, como taxa cartorárias e impostos registro ou transferência.

No caso de quem compra um imóvel na planta, o gerente lembra que não verificar todos os detalhes do memorial descritivo é outra falha recorrente. “Ler detalhadamente e ter em mão esse documento é importante para que o comprador não tenha ‘surpresas’ na hora de receber sua residência nova. É no memorial que se tem o detalhamento de todo o material usado na obra, inclusive o de acabamento”, explica.

Um dica importante dada pelo especialista imobiliário é verificar histórico do imóvel, da construtora e do profissional de corretagem que estiver mediando a negociação. "É regra geral fazer essa verificação para pode dar o primeiro passo na compra de um imóvel”, frisa.

Se você está a um passo de realizar essa importante compra, veja outros erros que podem ser evitados para que entre na sua casa própria e não numa “armadilha”:

Erro 1: Não levar em conta a localização

Diante da oportunidade de se fazer um bom negócio o excesso de empolgação pode comprometer a atenção do comprador a questão básicas, como a escolha da localização. Sócrates lembra que muitas vezes as pessoas se deixar se levar pela questão do preço, que é importante sim, mas não é tudo. Por isso o especialista explica que para definir o local da moradia é preciso ter-se em mente a rotina da família, a qualidade de vida no entorno do imóvel e o potencial de valorização da região onde ele está.

Erro 2: Não ler o memorial descritivo

Para quem adquire um imóvel na planta é preciso ler e ter em mãos o memorial descritivo, um documento público emitido pela incorporadora responsável pelo empreendimento onde são descritos todos os itens da unidade imobiliária como tipo de piso e revestimento, pintura, cores, metragens dos ambientes do internos e também das vagas de garagem. O memorial descritivo também traz detalhes sobre acabamentos e mobiliários nas áreas comuns. A regra básica é que antes de fechar o negócio, avalie todos os elementos descritos no memorial e faça o mesmo no momento de receber as chaves.

Erro 3: Desconsiderar gastos adicionais

Além das despesas com o financiamento do imóvel, ou seja as parcelas e balões, é imprescindível que os futuros compradores avaliem os gastos adicionais que estão envolvidos, como despesas cartorária e taxas como Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) que podem responder por até 10% do valor do imóvel. Outra dica dada por Sócrates Diniz é não comprometer mais do que 30% da renda familiar na aquisição do imóvel.

Erro 4: Deixar de ler o contrato

Todos já deveriam saber que o contrato é um documento que deve ser lido com muita atenção, principalmente porque envolve a compra de um bem muito financeiramente muito valiosos. Mas ainda sim tem gente que negligencia essa parte da negociação. Molina alerta para que nunca se assine nenhum documento antes de checar item por item para evitar fazer acordos injustos ou que você não consigurar cumpir. Em caso de dúvidas, busque ajuda profissional de confiança, como a de um advogado.

Erro 5: Buscar referências de outros empreendimentos

O histórico da qualidade dos projetos executados pela incorporadora é de extrema importância para uma compra assertiva de um imóvel. É importante pesquisar as referências da empresa, junto a amigos parentes e até mesmo em órgãos de proteção do consumidor. Para não errar, visite o stand de vendas da empresa e colha informações dos trabalhos realizados. Buscar referências também do corretor com quem está trabalhando também é importante, certifique principalmente se o profissional tem o número do Creci validado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS