Biólogo Mario Moscatelli, referência na defesa ambiental, é o mais novo Embaixador do Instituto Trata Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rubens Filho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

O biólogo Mário Moscatelli, uma das lideranças mais respeitadas no país quando falamos de defesa ambiental, é o novo embaixador do Instituto Trata Brasil. O ativista passa a ser parte de um quadro de personalidades que apoiam a luta pelo saneamento básico - uma das infraestruturas mais atrasadas do Brasil. Moscatelli junta-se a médicos, promotores, professores, jornalistas, atletas olímpicos e tantas outras personalidades também referências em suas áreas.

Os embaixadores do Trata Brasil usam de sua credibilidade para promover a importância do acesso à água potável, coleta e tratamento de esgoto para a população e para o meio ambiente. Trata Brasil e Mario Moscatelli se juntam, pois sempre desenvolveram ações voltadas a avanços mais concretos no saneamento como forma de proteger os recursos hídricos, especialmente os rios, lagoas, mananciais e o próprio oceano.

Atualmente, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2018), cerca de 35 milhões de brasileiros sem acesso à água potável, 100 milhões de brasileiros sem acesso à coleta de esgoto e são mais de 5.600 piscinas olímpicas de esgoto sendo despejadas diariamente na natureza causando poluição, doenças e internações em milhares de pessoas, especialmente crianças e idosos.

Para Moscatelli, a existência de instituições como o Trata Brasil é essencial para a conscientização e cobrança do poder público, seja por meio de suas pesquisas e ações de campo. “Em um país onde as leis criadas são desrespeitadas, principalmente pelo poder público, e o que se vê é o contraponto às notas oficiais, muitas vezes fantasiosas, é fundamental que as respostas sejam embasadas tecnicamente e em dados concretos. Além da crítica construtiva, a existência de entidades como o Trata Brasil é essencial para a indicação de soluções factíveis para os problemas do século XIX e ainda predominantes no Brasil do século XXI.”

Para Édison Carlos, Presidente Executivo do Trata Brasil, ter Mário Moscatelli entre os embaixadores é fundamental: “Moscatelli é um defensor contumaz do saneamento há décadas e o Trata Brasil tem um respeito enorme por seu trabalho. Desenvolve um trabalho histórico no Rio de Janeiro pela recuperação dos manguezais do Canal do Fundão, Aterro de Gramacho, Lagoa Rodrigo de Freitas, Sistema Lagunar de Jacarepaguá, entre outros, então juntar esforços com ele só agregará mais força ao nosso esforço para chegarmos mais rápido à universalização da água e dos esgotos – desejo histórico do brasileiro.”

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico. Nosso trabalho é de conscientizar a sociedade para termos um Brasil mais justo, com todos tendo acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Somos um país ainda muito desigual nessa infraestrutura, sobretudo nas regiões mais pobres.

Para dar mais legitimidade nas ações, o Instituto Trata Brasil desenvolve projetos em comunidades vulneráveis ao saneamento básico e onde a falta de água e o contato diário com os esgotos ao céu aberto fazem parte da realidade das famílias. Dentro do escopo de trabalho há três eixos de atuação: “Água e Cidadania pela Vida”; “Trata Brasil na Comunidade”; e “Apoio ao Saneamento Rural e em Áreas Isoladas”.