Brasil,

Como um bom planejamento de contratação te coloca mais perto do candidato ideal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Colombo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialista aponta 6 pontos cruciais para uma estratégia de recrutamento mais eficaz

Por Tiago Yonamine, especialista em recrutamento e CEO do trampos.co

“Estabelecer alguns passos essenciais para o seu planejamento de contratação torna o processo ainda mais eficiente e assertivo”, afirma Tiago Yonamine

Independentemente do tamanho da empresa, escolher os talentos certos é imprescindível para crescer de forma sólida e garantir o sucesso. Por isso, as expectativas da empresa com a chegada do novo integrante precisam estar alinhadas com as habilidades do candidato, garantindo a assertividade da contratação.

Quando uma organização contrata funcionários sem aderência a seus valores e sem as habilidades e competências requisitadas, a tendência é um alto número de desligamentos no curto e médio prazo. Afinal, uma contratação errada, custa caro e traz prejuízos de tempo, dinheiro e também para o clima da organização.

Definir e aplicar um plano de contratação pode até parecer algo comum e que pode ser deixado para depois. Contudo, estabelecer alguns passos essenciais para o seu planejamento de contratação torna o processo mais eficiente e assertivo. Conheça os passos para o sucesso:

1- Entenda a necessidade da contratação

É preciso saber quando é a hora de contratar. Planeje e entenda os objetivos e projeções da empresa com a contratação do novo colaborador e como ele irá ajudar a alcançar as metas internas.

2- Escolha a melhor plataforma de recrutamento

A decisão por uma plataforma ideal muda tudo: é ela que definirá o investimento financeiro, de tempo, de equipe e de recursos. Escolher uma plataforma é escolher também como os profissionais chegarão até a sua vaga, como serão triados, e quais ferramentas você poderá usar para garantir o sucesso do seu processo seletivo. As que oferecem cruzamento de dados e ferramentas de “match” de perfis são as que mais contribuem para a visão estratégica.

3- Crie o anúncio perfeito

O anúncio da vaga é o primeiro contato que o candidato terá com a empresa, podendo se identificar ou não. Então, quanto mais honesto, informativo, atraente e completo, mais as chances do candidato ideal se interessar. Um bom anúncio de vaga pode evitar desgaste da sua equipe, retrabalhos, contratações equivocadas e até mesmo contribuir para a redução do turnover.

4- Faça uma triagem dos currículos

Selecione os candidatos com habilidades que atendam o perfil da vaga e engaje-o desde o primeiro contato. Diga que o seu perfil chamou muita atenção e que gostariam de marcar uma conversa. Marque a entrevista para o melhor dia para ambos.

5- Analise a compatibilidade com a empresa e com a vaga

Uma vez selecionados os candidatos, chegou o momento de iniciar o processo de entrevistas. Crie um ambiente agradável e aproveite para fazer perguntas que ajudem a identificar o fit cultural de profissionais com a empresa e com a oportunidade oferecida. Pergunte-o como ele lida com clientes e peça para descrever a qualidade das relações no local de trabalho atual, além de entender suas maiores forças profissionais.

6- Faça a imersão com a empresa

Após a escolha do candidato, é muito importante que o novo membro da equipe sinta-se acolhido. Organize um dia diferente — que antecede a data da contratação ou no primeiro dia de trabalho — para que o novo colaborar conheça as diretrizes da empresa e interaja com os outros funcionários.

*Sobre Tiago Yonamine

Tiago Yonamine é publicitário, designer, CEO e criador da plataforma de recrutamento trampos.co e da escola de comunicação e tecnologia Trampos ACADEMY.

* Sobre o trampos.co

O trampos.co é uma plataforma que conecta talentos de comunicação e tecnologia com empresas que buscam profissionais para a transformação digital.

A marca tem como missão ajudar empresas e profissionais a se conectarem, através de capacitação, informação e conexão inteligente para a transformação digital no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar