Construído pelo Grupo Mendes, Novo Mercado de Peixes de Santos terá estrutura que garante mais higiene

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Projeto do Novo Mercado de Peixes. Obras devem ser concluídas em março Projeto do Novo Mercado de Peixes. Obras devem ser concluídas em março

Sistema de drenagem de água e esgoto, com separação de detritos, evitará entupimentos no local e atração de animais

O Novo Mercado de Peixes, em construção pelo Grupo Mendes, terá uma moderna estrutura climatizada, com maior segurança e um ambiente em que a higiene será contemplada em diversos aspectos, permitindo maior acesso e interesse dos consumidores a esse tipo de produto. As obras estão em mais de 70% de execução, com previsão de entrega para março de 2020.

Como toda obra da empresa, será um marco de modernização para a cidade de Santos. “O Mercado de Peixes vai se transformar em um dos mais modernos do País, no nível que uma cidade em constante evolução precisa”, comenta o diretor do Grupo, Alex Mendes.

Em área de 1,7 mil m², o novo edifício está sendo erguido na Avenida Mário Covas e contempla 20 boxes para comercialização de pescado (cinco a mais que o atual) e dois para comercialização de produtos como temperos e artigos de pesca. O ambiente será climatizado e contará com bar no mezanino, vestiário para funcionários e, ao lado do edifício, será construído um bolsão de estacionamento com 40 vagas.

Conforme explica o engenheiro responsável pela obra, Gustavo Barrio, o Novo Mercado de Peixes terá estruturas que contribuem diretamente com a maior assepsia dos ambientes, como o sistema de escoamento de água e climatização do local.

“Além de ser um ambiente fechado, o prédio terá um sistema de drenagem de esgoto com separação de detritos, como as escamas de peixe, evitando entupimentos. Esse sistema também impede a entrada de ratos pelo encanamento”, comenta o engenheiro.

Ainda haverá filtros para dispersão do ar, eliminando qualquer possibilidade de odor na região, câmara fria nos boxes e espaço refrigerado para triagem, gelo e lixo.

Atenção à qualidade e higiene

Toda essa atenção com uma estrutura para maior higiene do local não é à toa. Conforme recomendações do Conselho de Nutricionistas, um fator muito importante na hora de consumir peixes é em relação ao local de compra do produto. “É importante que os peixes sejam adquiridos em locais que se apresentem limpos e organizados e que ofereçam opções de boa qualidade e em bom estado de conservação”, diz a nutricionista do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo (CRN-3), Viviani Fontana.

Neste quesito, o Novo Mercado de Peixes contribuirá diretamente no processo, podendo, inclusive, incentivar o maior consumo do produto. “Só o fato de ter um ambiente climatizado e estacionamento para os clientes será ótimo. O peixe ficará menos exposto ao calor”, indica Maria Bezerra, 63 anos, que mora em Santos há 50 anos e consome peixe pelo menos uma vez por semana.

O santista Francisco Feitosa possui a mesma opinião. Segundo ele, a higiene será o destaque do novo equipamento. “Eu consumo peixe toda semana e sempre compro no Mercado de Peixe aqui de Santos, porque comprar peixe é complicado. Tem que comprar com alguém de confiança”, ressalta o morador do bairro Boqueirão, que acredita que o Novo Mercado será um ambiente mais limpo e organizado. “Com certeza, a higiene é o ponto mais importante”, avalia.

Carlos Irajá, de 64 anos, que vai ao mercado de peixe pelo menos uma vez por mês acredita que a construção ficará muito boa. “Já estava na hora de melhorar. Não tenho dúvidas que será um mercado de ponta. Deveria ter sido construído há muito tempo”, frisa o consumidor.

Para a cozinheira Luciana Jorge, que coloca peixe em seu cardápio toda semana, o Novo Mercado de Peixe irá contribuir para um maior conforto e, consequentemente, o aumento do número de frequentadores. “Só compro peixe aqui e acredito que com o Novo Mercado teremos mais limpeza e ficaremos mais à vontade. É possível até que as pessoas passem a frequentar mais o local e comer mais peixe”, analisa.

Investimento em obras para o desenvolvimento de Santos

As obras de modernização do Mercado de Peixes só estão sendo possíveis, pois a Lei de Uso e Ocupação do Solo, aprovada pela Câmara Municipal de Santos, em 2018, passou a garantir à Prefeitura Municipal de Santos um novo tipo de imposto, permitindo receber investimentos em obras para o desenvolvimento da cidade.

Neste quesito, o Grupo Mendes aderiu a duas Nides:

NIDE-6 / NIDE Ponta da Praia - outorga onerosa para construção na área onde será construído o Conjunto Residencial Navegantes, situado atrás dos clubes Saldanha, Vasco da Gama e mais um terreno ao lado, onde fora o Clube de Regatas Santista. Esta adesão foi estritamente comercial visando os pagamentos decorrentes da outorga onerosa. Neste processo, a título de outorga concedida, ou seja, pagamentos que seriam de impostos, convertidos em obras públicas somam investimentos de R$ 43.862.236,42, com o valor de BDI de zero por cento, ou seja, sem lucro para a empresa. Com isso, Grupo Mendes faz melhor uso do dinheiro público, possibilitando entregar equipamentos realmente úteis à população: Deck do Pescador, Sistema Viário e áreas de convívio e Escola Jabaquara (entregue em 23/11/2019).

NIDE Sorocabana – A adesão a esta Nide, por conta de outorgas de mudança de uso de solo na área onde está localizado o Mendes Convention Center, vem ao encontro dos interesses estratégicos do Grupo Mendes, que deixa de operar nos segmentos de eventos, convenções e hotelaria, para atuar apenas em malls, incorporações e construções. No entanto, em respeito ao legado construído, a família Mendes acredita ter a responsabilidade moral em doar integralmente ao Município um Novo Centro de Convenções, que se responsabilizará em encontrar o mais correto uso ao equipamento, e um novo Mercado de Peixe.

Aspas

“Moro em Bertioga mas venho sempre comprar aqui. Acredito que o Novo Mercado será bem melhor. Tudo que é para melhorar é bem-vindo”, Elvira Markes, 79 anos.

“Venho de São Vicente e só compro peixe aqui. Já acostumei com a qualidade. Acho que o projeto está bem moderno e vai ser bom para todos”, Eunice Lopes, moradora de Santos.

Sobre a Construtora Miramar

Atuando há mais de 45 anos no ramo da construção e comercialização de imóveis no litoral paulista, a Construtora Miramar tornou-se sinônimo de qualidade, confiança, inovação e satisfação, sendo a Construtora em Santos mais admirada e lembrada da região, pelo 16º ano consecutivo, segundo o prêmio Top of Mind.

A cada ano, nossos clientes são surpreendidos com novidades em estilo, decoração e em modelos construtivos e de gestão, acompanhando as mais modernas tendências do mercado.

Já são mais de 32 mil unidades entregues e 3 milhões de metros quadrados construídos.

Sobre o Grupo Mendes

Reconhecido pelo pioneirismo, qualidade e excelência em seus processos e serviços, o Grupo Mendes possui mais de 45 anos de história. Atualmente o Grupo Mendes atua em 3 frentes: Malls, Incorporações e Serviços, sempre focando o litoral paulista como ponto dos investimentos. Das inovações arquitetônicas aos avanços tecnológicos, o Grupo Mendes se renova dia a dia, fazendo parte da vida de milhares de pessoas.

Somos comprometidos com a vida, com o nosso papel na sociedade. Nosso legado nos impulsiona a seguir adiante.