Brasil,

Dicas para conservar os alimentos no calor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thayane Tavares
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Dicas para conservar os alimentos no calor

No verão, os alimentos tendem a estragar com mais facilidade, por isso é importante saber como guardar cada item da dispensa. O setor de compras da Rede UNNO e a nutricionista do SuperPrix, Erica Schattka, ensinam a maneira correta de conservar frutas, legumes e outros alimentos durante a estação mais quente do ano:

- Jamais deixe de higienizar frutas e verduras em água tratada ou fervida. Estes alimentos são produzidos no meio ambiente, portanto acabam entrando em contato com bactérias antes de chegar à casa das pessoas, o que pode causar doenças como intoxicação alimentar. Além disso, mantenha os alimentos em locais refrigerados e acondicionados em recipientes, eliminando a presença de bactérias e fungos.

- Evite usar potes de plástico, pois estes contém compostos químicos como o bisfenol-A ou BPA, que possui uma substância tóxica que passa do plástico para o alimento. Quando a embalagem de plástico é levada ao micro-ondas para aquecer, a quantidade liberada de BPA é 55 vezes mais rápida que o normal. Por isso, dê preferência às embalagens de vidro que, diferente do plástico, não são porosas evitando a aderência de bactérias.

- Guarde os alimentos separados uns dos outros. Embrulhe e estoque em sacos plásticos ou potes diferentes. Isto irá retardar o apodrecimento e impedir que um ingrediente contamine o outro. Também é possível usar vários tipos de papéis para conservar ainda melhor os alimentos, como papel-manteiga, papel alumínio e papel-filme são boas escolhas para cobrir e enrolar os alimentos antes de levá-los à geladeira.

- Use e abuse da geladeira e do congelador neste período. Os ingredientes precisam ficar muito bem refrigerados para aguentar o calor. As temperaturas ideais são entre 2 e 10 graus para a geladeira e abaixo de 0º para o congelador.

- Congele alimentos sempre que possível. O congelamento é, sem dúvidas, a melhor maneira de conservar alimentos. A partir desse processo é possível armazenar praticamente qualquer item: frutas (para fazer deliciosos smoothies), legumes e até mesmo refeições completas, como feijão e marmitinhas saudáveis. Depois, basta descongelar

Atenção redobrada com:

· Carnes

As carnes são muito delicadas e precisam de toda a atenção no verão. Assim que você comprá-las, verifique se estão com uma cor bonita e se suas embalagens estão em perfeito estado. A refrigeração é muito importante, por isso as peças de carne devem ficar o tempo todo no refrigerador ou geladeira até serem preparadas. Se você for usar apenas um pedaço da carne, prepare a outra parte que sobrar do mesmo jeito! Depois de descongeladas, as carnes não podem ser congeladas novamente.

· Verduras, frutas e legumes

Sempre lave muito bem estes alimentos. Retire as partes machucadas ou que estejam começando a apodrecer. Isso vai impedir que o resto dos seus alimentos se contamine e apodreça mais rápido. Depois de cortados, fatiados ou picados, eles deve ficar na geladeira, de preferência dentro de algum recipiente fechado.

· Derivados do leite

Se a embalagem original dos derivados do leite não tiver sistema de refechamento, lembre-se de passar os produtos para outro lugar onde você consiga tampar completamente. Fique ligado: quanto mais ar dentro da embalagem ou recipiente, mais facilidade para a produção de fungos e bactérias.

· Alimentos secos

Sempre mantenha os alimentos secos em locais arejados e longe da umidade. Grãos como arroz, feijão e farinha precisam estar em recipiente bem fechados.

· Peixes e frutos do mar

São os ingredientes mais delicados e, no verão, os cuidados precisam ser redobrados. Se estiverem congelados, descongele-os dentro da geladeira e não demore para prepará-los.

· Pães

Embora algumas pessoas tenham o hábito de armazenar pães na geladeira, não é o mais indicado. As baixas temperaturas do refrigerador até auxiliam na preservação do produto, mas fazem com que ele desidrate rapidamente, perdendo textura e sabor. Por isso, é indicado mantê-los em recipientes fechados e fora da geladeira. No caso de pães de forma, mantenha o saquinho lacrado com o arame e deixe para comer a primeira e última fatia depois que todas as outras acabarem. O pão francês pode ser congelado ou mantido em saco bem vedado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar