Brasil,

Embrapa fecha parceria com o Icrisat da Índia

Memorando de entendimento com instituto indiano de pesquisa permitirá cooperação científica em áreas portadoras de futuro dos dois países

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assinará nesta semana um memorando de entendimento com um dos maiores institutos de pesquisa da Índia, o International Cros Reserch Institute for the Semi-arid Tropics (Icrisat). A parceria será firmada pela ministra Tereza Cristina, durante a comitiva do Governo Federal ao país indiano, que tem como objetivo ampliar e diversificar o comércio e a cooperação com o país asiático.

As duas instituições estabelecerão cooperação em ciência e tecnologia por meio da realização de projetos conjuntos nas áreas de agricultura e de recursos naturais, com o objetivo de ampliar a base de conhecimento dos dois países. "O Memorando de Entendimento vai possibilitar agora que sejam desenvolvidos projetos específicos em áreas portadoras de futuro da ciência, como mudanças climáticas, biotecnologia, nanotecnologia, geotecnologia, automação, agricultura de precisão, agricultura digital, segurança zoofitossanitária e química verde, em temas e cadeias produtivas de comum interesse para o agronegócio do Brasil e da Índia", explica Celso Moretti, presidente da Embrapa.

A parceria terá duração de cinco anos, podendo ser renovada por iguais períodos, mediante assinatura de termos aditivos. Moretti esclarece que a cooperação será implementada com a execução de projetos de cooperação técnica específicos, aprovados pelas partes, que definirão objetivos, recursos humanos, materiais e financeiros a serem aportados tanto pela Embrapa quanto pelo Icrisat, direitos de propriedade intelectual e responsáveis pelas atividades a serem desenvolvidas. O primeiro projeto de cooperação já está sendo elaborado e terá como foco Manejo e Qualidade dos Bancos Genéticos. Além de Celso Moretti, assinará o memorando o diretor geral do Icrisat, Peter Carberry.

Comitiva - Na Índia, a ministra Tereza Cristina irá se encontrar com Harsimrat Kaur Badal (ministra do Processamento de Alimentos), Giriraj Singh (ministro da Pecuária, Pesca e Lácteos), Narendra Singh Tomar (ministros da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores) e Ram Vilas Paswan (ministro de Abastecimento, Alimentos e Distribuição Pública).

Está prevista também a assinatura de uma declaração conjunta entre o Mapa e o Ministério da Pecuária, Pesca e Lácteos para cooperação em saúde animal e melhoramento genético. A cooperação, com duração de três anos, prevê que a Embrapa irá oferecer capacitação para técnicos indianos em fertilização in vitro e transferência de embriões, além de apoiar a instalação e operacionalização de um Centro de Excelência em Pecuária de Leite na Índia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS