Brasil,

Duas vidas dentro do mesmo elevador

Obra ficcional da escritora Christiane Couve de Murville, "A vida como ela é", mostra as personalidades e ambições totalmente distintas de dois vizinhos

A única semelhança entre Ruffle e João é que eles moram no mesmo prédio. Os dois têm personalidades distintas e, por isso, percepções totalmente opostas sobre temas comuns do cotidiano. O romance A vida como ela é, da escritora e psicóloga Christiane Couve de Murville, mostra de forma singular e intensa como o modo de perceber a vida conduz a diferentes propósitos e escolhas.

Na obra publicada de forma independente, os protagonistas são Ruffle Johnes e João Astolfo, dois vizinhos que costumam se encontrar no elevador do prédio onde moram todas as manhãs, ao sair para trabalhar. Enquanto Ruffle é uma pessoa ambiciosa, que quer subir na vida a todo o custo, João é good vibes, apreciador de música e realizado com o que faz.

No dia seguinte, Ruffle Johnes ficou satisfeito com o fato de reencontrar João Astolfo. Entrou emproado no elevador com seu tênis novo e se admirou longamente no espelho, conferindo a boa aparência e torcendo para que a mocinha do primeiro andar aparecesse. Mexendo bastante os pés, tratou de informar o vizinho a respeito da nova aquisição. Os detalhes em dourado e prateado brilhavam como nunca, de modo que João Astolfo não teve como não reparar. (A vida como ela é, pág. 23)

Esses dois modos distintos de perceber a realidade e de se relacionar no mundo levam cada um dos personagens a caminhos radicalmente opostos, que conduzem a um surpreendente desfecho. Assim, Christiane chama a atenção para comportamentos comuns, proporcionando reflexões que ajudam o leitor a entender a si mesmo a partir de uma obra ficcional.

“De certa forma todos nós carregamos as diferentes tendências, tanto aquela que nos puxa para o ter, para o mundano, como aquela que nos direciona à transcendência, ao espiritual, ao ser. Essa tensão existe dentro de todo mundo. A questão é saber lidar e ir além disso também”, ensina a autora.

De fato. Christiane Couve de Murville traz para A vida como ela é as expressões mais fieis da realidade e mostra que trilhar o caminho do autoconhecimento é essencial para compreender que “o que se leva dessa vida é a vida que se leva”, como bradou em outros tempos Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.

Ficha técnica:
Título: A vida como ela é
Autora: Christiane Couve de Murville
Ilustrações: Christiane Couve de Murville
ISBN: 8566400054
Páginas: 144
Formato: 21 x 15 cm
Preço: R$ 25,00
Link para compra: http://bit.ly/37lLEkU

Sobre a obra: Ambientada em um prédio de classe média, essa narrativa tão atual quanto instigante traça as trajetórias de dois vizinhos que se encontram com certa frequência no elevador do prédio. Enquanto um se preocupa essencialmente em subir na vida e se transformar em uma personalidade de sucesso, o outro opta por uma vida qualitativa, afinada ao que lhe proporciona animação e paz. Esses dois modos muito distintos de perceber a realidade e de se relacionar no mundo levam cada um dos personagens a caminhos e escolhas radicalmente distintos, que conduzem a um surpreendente desfecho.

Sobre a autora: Graduada, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, com especialização em psicodrama e orientação profissional, Christiane Isabelle Couve de Murville também é bacharel em Ciência da Computação pela USP. Publicou a trilogia “A Caverna Cristalina” e o “A vida como ela é”, no Brasil e na França, o “Até quando? O vai e vem” e o "Até quando? A prisão", além de livros e artigos acadêmicos. Dedicou a sua carreira ao atendimento psicológico individual e grupal de crianças, jovens e adultos, oferecendo oficinas de teatro espontâneo em contextos variados. Morou sempre no Brasil, apesar da dupla nacionalidade, brasileira e francesa. Tem experiência artística em escultura, desenho, pintura e cerâmica e faz as ilustrações de seus livros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS