Brasil,

Condomínios devem estar atentos no combate de escorpiões

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Euracy Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Proliferando mais no verão, a espécie tem assustado várias comunidades pelo Brasil

Nas últimas duas décadas, a incidência de acidentes com escorpiões tem crescido, chamando a atenção de autoridades e pesquisadores. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, em 2018 foram 141,4 mil casos em todo o país; 2017 registrou 125 mil; e em 2016, o impressionante número de 91,7 mil. Houve um aumento de 16 mil casos em relação a 2017, e uma evolução de quase 50 mil em relação a 2016. Essa evolução tem acontecido devido à facilidade de adaptação da espécie ao ambiente urbano, ao aumento populacional dos escorpiões e, consequentemente, a maior proximidade com os homens.

No verão, as atenções devem ser redobradas, pois é a época mais apropriada para a proliferação do animal, já que o calor e a umidade facilitam a reprodução de suas presas, como insetos, aranhas, lagartos, pequenos roedores, pássaros e outros escorpiões. Com hábitos noturnos, o escorpião costuma se camuflar embaixo de restos de madeira, entulho, troncos caídos, lixo etc. Por isso lugares que tenham terrenos baldios, praças e beiras de córregos com vegetação densa ou acúmulo de sujeira, entulhos e lixo, geram a umidade ideal para sua procriação.

Por isso deve-se dobrar a atenção com os terrenos comuns de condomínios e quintais residenciais, onde tem ocorrido um aparecimento anormal de escorpiões em algumas localidades. Essa infestação demonstra que a espécie encontrou ambiente favorável para proliferação. Nem sempre o uso de venenos químicos é suficiente, pois os produtos se degradam no ambiente antes de entrarem em contato com os animais e não é aconselhável o contato com crianças e animais de estimação. Portanto é fundamental a eliminação de entulhos e o cuidado de manter bem fechados sacos e recipientes, além de fazer uma jardinagem adequada, com poda e retirada de matos. Na limpeza, é importante o uso de material de segurança, como botas de cano longo e luvas.

Para locais com espaços maiores e de grande circulação, como nos condomínios, além de uma mobilização geral, é também recomendável a contratação de serviços profissionais, em que as pessoas encarregadas da limpeza e manutenção tenham conhecimento sobre a melhor forma de combate com higienização e qual a frequência ideal para o serviço. Para isso, o mais indicado é a contratação de empresas especializadas, que trabalham com terceirização do serviço e oferecem serviços de limpeza para pequenos, médios e grandes condomínios, tanto residenciais como comerciais. Empresas confiáveis possuem funcionários treinados especificamente para este tipo de trabalho, como os auxiliares de limpeza e auxiliares de serviços gerais. Esses profissionais recebem um treinamento com instruções teóricas e práticas sobre atendimento a clientes, postura profissional, cronograma das atividades diárias e programadas, tipos de produto e suas finalidades e, principalmente, conhecem técnicas de higienizar ambientes. E para garantir o bom resultado, esses profissionais possuem encarregados que fiscalizam se o trabalho está sendo desenvolvido de acordo com as instruções.

Já os moradores, devem se preocupar com suas dependências, impedindo a entrada do escorpião com algumas atitudes como: colocando telas ou tampas nos ralos; usando rodo de vedação nas portas e soleiras; eliminando frestas das paredes ou chão; instalando protetores nas tomadas; limpando regularmente atrás de móveis, cortinas, quadros e outros cantinhos, de preferência sem as crianças por perto; e criando o hábito de verificar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 87% dos acidentes com escorpiões são leves, os sintomas são dor imediata, vermelhidão e inchaço leve, podendo ser tratados sem a necessidade de uso de soro antiescorpiônico. Já as crianças de até 7 anos, têm maior risco de desenvolver quadros moderados e graves, que podem levar à morte. Os principais sintomas são, além da dor da picada, vômito e diarreia. Em caso de acidente com escorpião, a orientação é ir imediatamente ao hospital mais próximo. O soro antiescorpiônico, necessário em casos moderados e graves, é disponibilizado apenas em hospitais de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) e não pode ser encontrado em clínicas particulares.

Alguns condomínios estão criando galinhas-d’angola ou caipiras soltas, por serem predadoras de insetos como aranhas e escorpiões. Outros predadores da espécie são gambás, camundongos, quatis, macacos, sapos, lagartos, corujas, seriemas, algumas aranhas, formigas, lacraias, entre outros. Mas, de qualquer forma, cuidar da limpeza é crucial em todos os lugares. Ter um ambiente sempre limpo e bem-cuidado mantém uma boa aparência, assim como afasta não apenas escorpiões, como também insetos que provocam doenças. Entre as recomendações, está recolher o lixo de fora no mínimo uma vez por dia, lavar cestos e latas de lixo sempre que possível e eliminar locais propícios ao acúmulo de entulho, lixo ou água parada. Medidas como essas afastam o mau cheiro e evitam que escorpiões, ratos e insetos se proliferem nas áreas condominiais. É recomendada ainda a limpeza de áreas de lazer, como salões de festas, parquinhos e playgrounds.

Artigo de:

Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização www.gsterceirizacao.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar