Brasil,

4 cuidados necessários para evitar contaminação na produção da cerveja artesanal

Especialista explica quais cuidados tomar ao produzir cerveja de modo artesanal e em casa.

Uso de fermentador com um bom isolamento é fundamental

A arte de brassar cerveja tem se difundido entre os brasileiros. Com a facilidade de acesso na compra de kits de produção de cerveja e matéria prima de boa qualidade, mais e mais pessoas estão produzindo sua própria cerveja em casa.

Porém alguns cuidados são extremamente necessários para que se produza uma cerveja de qualidade para o consumo e livre de contaminação.

Quem passa as dicas é o paranaense Fausto de Miranda, sócio-diretor da Biertek, fabricante do Izzibeer: um fermentador para produção caseiras de bebidas fermentadas que evita contaminações.

01. O primeiro passo é manter o ambiente e os equipamentos limpos e higienizados. Qualquer interferência externa pode contaminar a cerveja já no início da produção, causando desde um sabor diferente ou um produto que fará mal a quem consumir. Ao final de cada produção, garanta que tudo foi limpo com extremo cuidado.

02. Outro ponto importante é minimizar o contato da cerveja com o oxigênio. Isso evita a oxidação da cerveja, processo que interfere no sabor, tempo de validade do produto e pode ser um meio de cultivo para bactérias.

03. Para que esse contato seja evitado, é necessário o uso de um bom fermentador. Um que mantenha a cerveja isolada do ambiente externo durante todas as etapas de sua produção é primordial. O Izzibeer, por exemplo, possui uma tampa com conexões que permitem manuseio da bebida durante o processo de fermentação sem a sua abertura total, evitando contaminações. Estas conexões são destinadas à introdução de gás CO2, de sonda termométrica para controle de temperatura e volume, e válvula para a retirada da bebida sem contato com os resíduos que comumente se formam no fundo do fermentador. "O ideal é que o produtor produza e envase sua cerveja com contato quase nulo com o oxigênio” diz Fausto.

04. Todo o cuidado é necessário ao brassar cerveja de maneira artesanal e caseira. Muito pior do que estragar o sabor de sua cerveja, um produto contaminado pode trazer sérios danos à saúde. Por isso, procure sempre produtos certificados e de qualidade comprovada e siga todos os procedimentos para que sua cerveja tenha uma ótima qualidade.

SOBRE A BIERTEK: Com sede em Curitiba, a Biertek mantém como principal missão atender as expectativas dos apaixonados por produzir suas próprias bebidas artesanais. Para isso, prioriza a qualidade, a praticidade e a tecnologia nas soluções que oferece ao mercado. Entre eles está o Izzibeer, um fermentador com recipiente transparente e que trabalha sob pressão. Além disso, o produto é o único do mundo com conexões em sua tampa que permitem medir a temperatura, introduzir gás CO2 e retirar a bebida fermentada depois de pronta, evitando a exposição com o ar e possível contaminação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS