Brasil,

Raízen apresenta melhores práticas de gestão hídrica e acumula números relevantes com o Programa ReduZa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Brazil
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Programa chega a safra 19’20 com números satisfatórios no uso eficiente de água, gerando benéficos ambientais, econômicos e sociais

Ao completar quatro anos, o ReduZa, programa criado pela Raízen que visa a redução da captação do consumo de água de fontes externas, chega a safra 19’20 com ótimos índices, alcançando a marca média de todas as suas unidades industriais de 0,76 m3 de água captada por tonelada de cana-de-açúcar moída. Nos últimos oito anos a Raízen já reduziu em 50% o consumo total de água.

Em números absolutos, isso significa uma captação de 4,5 bilhões de litros a menos, quando comparado a safra anterior. Esse montante é equivalente ao volume de 1.819 piscinas olímpicas, ou mesmo o consumo de água anual de uma cidade com 113 mil habitantes (considerando a recomendação da ONU de 110 litros/dia por habitante). Isso representa uma real redução de efluentes líquidos, gerando assim maior contribuição ambiental.

Através do reaproveitamento de águas quentes geradas pelas caldeiras das usinas, o programa foi responsável por gerar uma quantidade adicional de energia elétrica sustentável, obtida pela queima do bagaço da cana-de-açúcar de 307mil MWh, correspondente ao consumo de uma cidade com 120 mil habitantes durante um ano (referência de 2.553 kWh por habitante).

Criado pela Raízen na safra 15’16, o programa alcançou não só números relevantes, como também premiações reconhecidas no mercado nacional e internacional. Pelos resultados já obtidos, a Raízen recebeu da FIESP -Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - menção honrosa e foi vencedora, em 2017, do 12 º Prêmio de Conservação e Reúso de Água, que homenageia empresas que se utilizam de boas práticas na redução do consumo e desperdício hídrico.

O destaque principal, no entanto, veio com a premiação do Bonsucro Inspire Awards 2019, um dos principais prêmios internacionais sobre políticas sustentáveis. O projeto foi selecionado na categoria “Ground Breaking Innovations” (em tradução livre “grandes inovações”), por conta dos ganhos significativos que a empresa teve desde a implantação do programa.

Sobre a Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.

Com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 7.000 postos da marca Shell -- além de cerca de 1.000 lojas de conveniência Shell Select, considerando Brasil e Argentina. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 103,9 bilhões na safra 18´19.

São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia -- e uma planta de etanol 2G -- com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que produzem cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar.

As unidades têm capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,64 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Por meio de sua atuação no mercado livre de energia em conjunto com a WX Energy, a empresa comercializou cerca de 16,6 TWh de energia na safra 18´19.

Nos segmentos de transporte, indústria e varejo, a Raízen comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis, e opera em todas as regiões do País por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.

Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar